A Energia Própria, pioneira em energia solar no município de Arroio do Meio, lançou um projeto de promoção da sustentabilidade. Na ação, desenvolvida pela empresa, foram plantadas mudas de ipê, pitangueira, jabuticabeira, mangueira e figueira nas escolas municipais Barra do Forqueta, Arlindo Back e Construindo o Saber e no Colégio Bom Jesus.
Os alunos do turno oposto do Colégio Bom Jesus integraram o projeto no último dia 11. Muito ansiosos, receberam as representantes da empresa Energia Própria que, num primeiro momento, refletiram com as crianças acerca dos benefícios das árvores. Vibraram ao receber o saquinho com terra e semente e todos se comprometeram de, quando as sementes germinarem, fazerem o plantio das árvores. Quem mora em apartamento, irá plantá-las na propriedade dos avós. No momento do plantio das mudas de mangueira e jabuticabeira, na área verde do Bom Jesus, o entusiasmo se intensificou e muitos contribuíram. “Queremos comer mangas e jabuticabas e teremos mais oxigênio e sombra para nos proteger nos dias mais quentes”.
Cristine Rheinheimer, assessora pedagógica, frisa que o Bom Jesus acolhe projetos que proporcionem vivências positivas para as crianças. “Para os pequenos, essas experiências são muito significativas e replicam a consciência ambiental nas suas casas e nas convivências diárias”.
Guederson Andrei Maciel, sócio proprietário da empresa Energia Própria destaca que realizar projeto em prol do meio ambiente garante um futuro melhor para as próximas gerações. “Se a nossa ação tiver eco na comunidade, juntos todos podemos contribuir para construir um município melhor e mais bonito para os nossos filhos”.
A engenheira Ambiental, Maira Puhl e a auxiliar administrativa, Suelen Bergmann, destacam que a Energia Própria está preocupada com a questão ambiental e por isto optaram por fazer o plantio nas escolas. “É uma ação que não encerra no momento do plantio. Enquanto os alunos, que participaram do projeto, estudarem no colégio, poderão acompanhar o crescimento das árvores e ainda comer seus frutos”.
Plantando árvores, os clientes da Energia Própria, criada em 2012 e com mais de 500 projetos instalados no Rio Grande do Sul, ganham desconto na aquisição de projeto fotovoltáico. As mudas nativas e frutíferas são fornecidas pela empresa. No começo elas eram compradas de viveiro, agora, a auxiliar administrativa Suelen Bergmann é quem cultiva as sementes dentro do rolo de papel higiênico, que é biodegradável. “Adoro cultivar e cuidar das sementes até que a planta germine. É maravilhoso”.