A Defesa Civil de Arroio do Meio, secretarias de Obras e Agricultura, subprefeituras e Departamento de Serviços Urbanos atuam desde o início da semana num mutirão de enfrentamento dos estragos ocasionados pelo temporal e fortes chuvas dos últimos dias, que culminaram com uma cheia do Rio Taquari e afluentes, deslizamentos, quedas de árvores, problemas na energia elétrica e nas estradas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras, Paulo Heck, a equipe realizou o monitoramento do avanço das águas do Rio Taquari até 23h da terça-feira, 5, quando oito ruas do Centro/Navegantes, Bela Vista, Cascalheira e Forqueta Baixa foram obstruídas pela cheia, com a retirada de uma família. Antes disso, a equipe atuou na sinalização de vias, retirada de dezenas de árvores destruídas após o temporal da última semana, deslizamentos em Arroio Grande e Palmas e interlocução junto à concessionária para agilizar o reabastecimento da energia elétrica.
Simultaneamente iniciou-se um mutirão de melhorias das estradas e trevos, limpeza de valas e das vias atingidas pela cheia, além da desobstrução de bueiros. “Nos esforçamos para agilizar a execução de melhorias nas estradas gerais de Arroio Grande e Picada Arroio do Meio, Passo do Corvo, Forqueta Baixa, Distritos e trevos de acesso ao longo da ERS-130. Foram muitos estragos, ainda temos muito serviço pela frente nos próximos dias, quando nossa prioridade é o atendimento às demais estradas e serviços públicos”, salienta o secretário de Obras.