NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Publicitário conhece a Europa trabalhando
    Cotidiano

    Publicitário conhece a Europa trabalhando

    adminBy admin8 de novembro de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Com o intuito de conhecer um pouco melhor o mundo, o publicitário Jonas Sebastiany Alves, 29 anos, natural de Arroio Grande, Arroio do Meio, esteve por um período de nove meses na Europa. Entre os dias 29 de dezembro de 2018 e 29 de setembro de 2019, conheceu a Romênia, Hungria, Tchéquia (República Tcheca), Áustria, Alemanha, Sérvia, Irlanda, Holanda, Bélgica, França, Itália, Albânia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Inglaterra, realizando um sonho pessoal. “Entendi que era o momento certo”.

    A possibilidade de poder conciliar a viagem e o trabalho permitiu que isso acontecesse. Além de atender aos clientes e desenvolver os projetos da agência, especializada em branding, da qual é sócio proprietário, prestava serviços de social media – divulgação nas redes sociais – para hostels, em troca da estadia e alimentação.

    A existência de plataformas que intermediavam a contratação destes serviços em troca dos benefícios, permitiu uma programação. “O conceito de nomadismo digital estabelece que, desde que exista conexão com a internet e um laptop, pode-se trabalhar de onde quiser. E por quê não aproveitar? ”.

    O primeiro impacto marcante da viagem, foi no desembarque em Frankfurt, Alemanha. “Quando saí de SP a temperatura marcava 32 graus. Cheguei no auge do inverno europeu. Estava conversando com um japonês e um espanhol quando me dei conta de que estava presenciando a neve pela primeira vez na vida”, relata.

    Sua trip iniciou pelo leste europeu, fora da zona do Euro, por ser mais barato e por ser uma região onde há mais a descobrir com os próprios olhos, já que o conteúdo midiático disponível sobre ela é menor. Alves preferiu evitar, num primeiro momento, destinos mais óbvios. Também foi estratégico, pois o acordo do Schengen, prevê que brasileiros só têm uma liberação de 180 dias para poder escolher 90 dias para circularem na Zona do Euro.

    Na Romênia e Albânia, onde ficou por aproximadamente três meses, conheceu um povo muito receptivo, muitas belezas naturais exuberantes, com praias de águas cristalinas. A maior dificuldade em comunicação, foi nos países com idioma de origem eslava, especialmente com pessoas mais velhas. Com os jovens e proprietários de hostels, era possível falar inglês. “Na região da antiga Iugoslávia se via bastante a marca das guerras, resquícios de bombas de napalm nas rochas, bunkers para proteger a população de ataques e uma economia ainda subdesenvolvida, em comparação com o restante do continente europeu. E alguns povoados um pouco mais retraídos, desconfiados e com rixas presentes […] Há muitos fumantes e não há lei que proíba fumar em locais fechados, com exceção do inverno, onde por uma conveniência cultural, os fumantes saem para fumar”, revela.

    No início Jonas também estranhou um pouco a gastronomia, mas conseguiu se adaptar facilmente. “Em termos de fartura de alimentos, nada se compara ao Brasil”, explica. Para se locomover, utilizou basicamente caronas.

    Na zona do Euro, constatou uma economia bastante diversificada, uma infraesturura logística de qualidade em todos os modais viários – com passagens aéreas bastante baratas – e a presença de turistas em peso. Gostou bastante da Itália, onde ficou por 45 dias, especialmente pela culinária e empatia dos italianos. “Há uma energia muito forte no Coliseu, Paladino, Foro Romano e na Roma Inteira”, destaca.

    Na Alemanha, percebeu o povo um pouco mais fechado, nos primeiros contatos, mas bastante cordial à medida da integração. A França, menos receptiva com os turistas.

    Considerou Berlim e Londres, cidades 24h, com atrações e programações para todas as idades, gostos e estilos. Já Dublin na Irlanda, a cidade mais preparada para agradar brasileiros, que estão bastante presentes neste país para trabalhar. “Se encontra coxinha e Guaraná Antarctica”.

    O principal choque social são os africanos que migraram para a Europa, sem ter a qualificação necessária para as oportunidades de trabalho. Alguns deles tentam ganhar um dinheiro, envolvendo a “Magia da África” como moeda de troca e perseguem turistas e europeus.

    Na Europa, como um todo, percebeu que a matriz energética provém das energias nuclear, eólica e das termoelétricas de carvão. Outro destaque é para estrutura de calefação presente no transporte público e nos imóveis. Em alguns países, a cerveja de qualidade era mais barata do que a água potável nos supermercados. Vinhos que aqui no Brasil chegam a R$ 50, lá custam a partir de três euros.

    Segundo Jonas, o ideal, para encarar a experiência, é ter alguns meses de reserva financeira. “Um dos segredos é fazer dinheiro enquanto se está viajando. Isso permite que sintamos a sociedade dos europeus como os locais. Para quem se organiza, a alimentação e bebida é tranquila. Só é preciso tomar cuidado com os restaurantes caça-turistas”, explica.

    Além de conhecer novas culturas, ele valoriza principalmente as amizades feitas, o que torna a viagem ainda mais especial. “Em nenhum momento me senti em perigo. Muito pelo contrário. Lá ninguém mexe no que não é seu. Os brasileiros deveriam se inspirar nisso, pois a corrupção começa nas pequenas coisas […] Quando se está viajando, especialmente sozinho, estamos muito mais receptivos a outras pessoas que estão buscando o mesmo tipo de vivência, o que torna as experiências muito positivas. Hoje tenho amigos em todos os cantos da Europa. Isso apenas evidencia que o mundo pode ser um lugar melhor, e só depende das pessoas”, reflete.

    O publicitário já esta organizando a próxima trip que possivelmente será na Ásia e Oceania, onde pretende ficar por 18 meses. “A Tailândia é o paraíso dos nômades digitais por ter internet rápida a custos baixos. O fuso horário é questão de organização. E a cultura asiática é algo completamente diferente”, conclui Jonas. Ele, futuramente, pretende conhecer mais da América Latina e outros estados do Brasil. “Só conheço o RS, SC, PR, RJ e SP. Infelizmente o turismo é mal explorado no Brasil. A violência do RJ é um exemplo claro”.

    A atual experiência será traduzida em crônicas para inspirar outras pessoas. “A bagagem cultural nos transforma bastante”.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Grupo Tholl apresenta o espetáculo Cirquin na abertura do Natal Iluminado Girando Sol

    15 de novembro de 2025

    De Arroio do Meio aos palcos: Laura Fensterseifer inicia sua trajetória no teatro

    2 de novembro de 2025

    DIA DA REFORMA: legado de fé e coragem assumido por Martinho Lutero

    30 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.