Mais um acontecimento marcante terá como palco Arroio do Meio. O primeiro grande evento ocorreu há mais de 30 anos quando casei com Cármen Lúcia Nunes Jasper com quem tive os dois maiores tesouros: Laura e Henrique, nossos filhotes. Hoje, a partir das 19h, na Casa do Museu, será um novo turbilhão de emoções com o lançamento do meu primeiro livro O Tempo é o Senhor da Razão e Outras Crônicas.
Seria redundante falar da expectativa que antecede o encontro com inúmeros amigos de longa data. Além do evento acontecer na minha terra natal, o prédio que sediará o lançamento faz parte da minha infância em Arroio do Meio. Foi lá que meu pai atuou como vereador, eleito em 1968, tendo Benito Jacob Johann como prefeito.
Não é por acaso que Arroio do Meio perpassa a maioria dos capítulos do livro, divididos nos capítulos amigos, futebol, memória, política, jornalismo, sociedade e família. São textos publicados semanalmente em quatro jornais do Interior do RS, além – é claro – do nosso O Alto Taquari.
São crônicas que incluem causos da infância, vivida no bairro Bela Vista, das reuniões dançantes nas garagens, aulas de datilografia no escritório de Jorge Vanconcellos, das boates do Clube Esportivo, do futsal na praça, futebol na várzea e tantas outras façanhas de guri.
Serei submetido a um eletrocardiograma
através da presença de muitos amigos
Ao longo de 120 crônicas também conto histórias como repórter de rádio e jornal, além de assessor e consultor de comunicação, ao longo de mais de 40 anos de experiências. Neste período conheci praticamente todo o Rio Grande do Sul e, até hoje, reencontro amigos forjados ao longo de décadas.
Dia 21 ocorreu o lançamento em Porto Alegre. Cerca de 100 pessoas, entre familiares, amigos, ex-colegas e parceiros de vida, estiveram comigo no Chalé da Praça XV, numa noite de grande alegria. Muitos, nascidos no interior do Estado, mandaram Whats relatando reminiscências adormecidas de infância, que renasceram a partir da leitura do livro, o que me enche de alegria. Também lancei o livro em Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, onde velhos e bons amigos fizeram convites irrecusáveis.
O livro é uma coletânea gestada por quase dois anos, em que os amigos próximos e os filhos foram fundamentais para transformar o sonho em realidade. Falta espaço para agradecer pelo empenho e dedicação de tanta gente que emprestou estímulo e sugestões para viabilizar a obra.
Hoje, a partir das 19h, serei submetido a um eletrocardiograma através da presença de muitos amigos. Como ocorreu no primeiro lançamento, a cada aperto de mão uma história surgirá, episódios, personagens e experiências marcantes se tornarão vívidas.
Gente é meu combustível. E se for na minha terra então… é certeza de grande alegria!