A supressão de quatro eucaliptos no Balneário Municipal, no bairro Navegantes, em Arroio Meio, gera polêmica. Nesta semana, moradores protestaram quando uma equipe foi até o local para cortar as árvores. O município tem licença ambiental para a retirada das árvores que são exóticas e estão secas. Uma das moradoras protestou, dizendo que o corte deveria ser feito de forma diferente, com o uso de um guincho, para evitar que a queda danifique as outras árvores. Já o contratado pelo município para fazer o corte, disse que é impossível fazê-lo desta forma, em função do peso das árvores – uma delas pode ter 12 toneladas. A Brigada Militar teve de ser chamada para conter os ânimos.
De um lado, moradores lutam pela preservação das árvores que aliviam a correnteza do Taquari nas enchentes, por outro, o município tem a responsabilidade caso uma dessas árvores caia e machuque alguém. Quem está certo?
Vale lembrar que o espaço, que já foi muito movimentado, está em fase de revitalização, que envolve a instalação dos brinquedos, calçamento do acesso, limpeza e reforma da escadaria e réguas de marcação, e posteriormente, o replantio de espécies nativas e apropriadas ao local. Também há a previsão de uma rampa náutica nas proximidades.