A mobilização dos moradores do eixo Rui Barbosa-Forqueta, em Arroio do Meio, teve o primeiro resultado concreto na tarde de quarta-feira. Depois de três encontros com representantes da RGE e a entrega de um abaixo-assinado, a concessionária fez um mutirão de melhorias na rede elétrica, com a troca de postes, poda e supressão de vegetação próxima aos cabos. Os trabalhos já estavam sendo adiantados desde a semana passada. Doze equipes participaram da ação.
Como havia sido anunciado em encontro com moradores na semana passada e na segunda-feira, quando o gerente de operações de campo da RGE Vale do Taquari, Alexsandro Moraes, recebeu o abaixo-assinado, várias equipes atenderam ao eixo. Foram substituídos 15 postes de madeira, os mais precários, o que deve dar tranquilidade por um período. O livramento da rede da vegetação também deve impedir, pelo menos por um tempo, as recorrentes quedas de energia. Aproveitando o desligamento de energia programado, moradores auxiliaram na poda de árvores e vegetação. O trabalho também contou com o apoio de máquinas do município, que auxiliaram na supressão de árvores de grande porte.
Paulo Grassi, morador de Forqueta e integrante da comissão que trabalha pelas melhorias, a ação da RGE é resultado da mobilização da comunidade, como forma de fazer mudanças e trazer avanços mesmo que as vezes pareça difícil ou distante.
Abaixo-assinado
Presente no distrito na segunda-feira, o gerente Alexsandro frisou que desde o primeiro encontro com a comunidade, a RGE iniciou as ações que culminaram com o desligamento da energia e melhorias realizados nesta semana. Explicou que a empresa anterior, a AES Sul, fez poucos investimentos, visando um lucro maior e, por isso, a RGE tem muitas melhorias a fazer. No entanto, ressaltou que a mentalidade do grupo chinês CPFL Energia, do qual a RGE faz parte, tem uma visão de negócio diferente e se dispõe, e tem recursos, para investir mais. Tanto que, segundo ele, no Rio Grande do Sul a RGE é uma das três empresas do ramo que mais investe em melhorias.
Tanto Alexsandro como a consultora de negócios da RGE no Vale do Taquari, Katiele Walendorff dos Santos, que esteve nos encontros anteriores, frisaram que para a concessionária a falta de energia elétrica também é um problema e gera prejuízo. Ressaltaram que o objetivo do mutirão é fazer com que falte menos energia elétrica, mesmo que ainda haja postes para serem substituídos, e que no segundo semestre haverá uma nova etapa de melhorias.
Uma das reclamações dos moradores é quanto à dificuldade de contato pelo 0800 e a demora no restabelecimento da energia. Alexsandro orientou as pessoas para que comuniquem por mensagem SMS e explicou que não há como ter um call center regional, visto que a empresa recebe cinco milhões de chamadas por ano. Também explicou a ordem de prioridades no caso de falta de energia elétrica. O atendimento a hospitais, situações de perigo, com postes ou cabos caídos, e bombas d’água é prioritário.
Antes da entrega do abaixo-assinado, que juntou 360 assinaturas, Paulo Grassi afirmou que a comunidade tem pressa e há situações, que inclusive podem oferecer risco à vida, que não podem ser deixadas para o segundo semestre. Voltou a frisar que os usuários do serviço precisam saber dos seus direitos para fazer com que sejam atendidos e que a comissão, criada no início do mês, vai continuar mobilizada.
Sete protocolos – O agricultor Lauro Weirich perdeu a conta de quantas vezes teve problemas com o fornecimento de energia elétrica. Reclama da falta de solução por parte da concessionária. Do ano passado para cá, já fez sete protocolos. Todos sem solução. Até pouco tempo, o chuveiro não esquentava. A questão foi resolvida, mas o picador de pasto ainda não tem carga suficiente para funcionar. “Deixaram um mês e meio um aparelho para medir a carga. Mas até hoje não consigo saber o resultado disso”, afirma, dizendo que já ligou várias vezes e ninguém sabe lhe informar.
Entenda o caso – As reclamações quanto às falhas no fornecimento de energia elétrica no eixo são antigas. Mas nos últimos dois meses foi se acentuando. No período de fim de ano, a queda de energia tornou-se quase diária, causando muitos prejuízos, ampliando o desconforto com a situação. Em seis de janeiro os moradores organizaram um encontro com representantes da RGE. Aproximadamente 100 pessoas participaram. A partir deste encontro, surgiu a ação emergencial da concessionária, realizada com sucesso nesta semana.