NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » O realismo mágico das mãos de Daniel Wallerius
    Arte

    O realismo mágico das mãos de Daniel Wallerius

    adminBy admin28 de fevereiro de 2020Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Desde muito jovem o ilustrador e designer gráfico, Daniel Wallerius, morador de Arroio do Meio, se interessa pela arte. A técnica e o talento do artista, hoje com 32 anos, enchem os olhos de quem admira suas ilustrações, que também tocam fundo, transmitindo uma mensagem para a alma de quem as vê.

    “Minha experimentação no mundo das artes começou desde muito pequeno, quando ainda não tinha noção do que se tratava. Sempre tive aptidão pelo desenho, então conforme fui crescendo e me desenvolvendo, o caminho profissional envolvendo artes acabou tornando-se muito claro”, descreve.

    Em 2007, Wallerius ingressou no curso de Design Gráfico da Univates, onde se formou. Como acadêmico e, depois, como profissional formado, ele teve oportunidade de trabalhar como ilustrador em empresas locais e também de fora. “Em 2012 fui para o departamento de arte da TV Globo, no Rio de Janeiro, onde desenvolvia ilustrações das mais variadas para os programas da casa. Lá tive a oportunidade de trabalhar com artistas gráficos premiados e conhecer um pouco mais sobre a ilustração, desenho e design gráfico. Sempre que posso volto ao Rio de Janeiro para visitar o pessoal e matar a saudade”, conta.

    Wallerius estudou arte e desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, tendo a formação como Mestre em desenho no ano de 2017, com uma dissertação sobre a Ilustração no Realismo Mágico. “Nas Belas Artes tive a chance de conhecer pessoas dedicadas às artes de todos os cantos do mundo, e também fiz grandes amizades com as quais mantenho contato regular. Inclusive estou desenvolvendo em parceria com a escritora e ilustradora paulista, Talita Nozomi, um livro que pretendemos lançar até o fim do ano. Talita foi minha colega de mestrado e, juntamente com Tatiana Móes, ilustradora de Recife, formávamos o núcleo brasileiro da turma”. O profissional também trabalha, atualmente, em um outro livro de histórias infantis em parceria com a escritora lajeadense Ana Cecília Togni. “Pretendemos lançar este até o meio do ano”, conclui. Atualmente, Daniel também desempenha o cargo de coordenador de Criação da Univates.

    Confira abaixo mais da entrevista com o ilustrador e designer gráfico, falando sobre sua técnica, exposições e os canais onde seu trabalho pode ser conferido:

    AT- Há quanto tempo realiza este trabalho? Como começou a ilustrar?

    DW- Comecei a ilustrar desde muito pequeno, conforme comentei. Sempre tive muito interesse e curiosidade sobre desenho e ilustração. Materiais que eram usados pelos grandes artistas, estilos, processos de pintura e como se chegar a determinado resultado. Sempre foi algo muito natural, e quando vi, estava fazendo isso para viver.

    AT- Quais tipos de técnicas você usa? Como as desenvolveu?

    DW– Eu trabalho com técnicas mistas. Da mesma forma que gosto muito de trabalhar com lápis e papel, uso também o componente digital para criar ilustrações. Hoje em dia os programas de ilustração digital são tão bons que nos permitem alcançar resultados tão satisfatórios quanto a técnica tradicional (e são tão trabalhosos quanto). Porém, quando falamos de obras que faço pelo meu próprio gosto, tenho a preferência de fazer ilustrações em papel de grande formato, preparado com gesso, e para o desenho em si, uso lápis de cor e tinta, me fazendo valer da técnica da grisalha. O que muda muito o resultado final é o jeito que estes materiais são utilizados e combinados. O processo e a técnica em si.

    AT – São ilustrações tão detalhadas, em média quanto tempo você dedica para a composição delas? Algo ou algum tema em especial que mais lhe chame a atenção ou que mais goste de representar?

    DW- Tenho muito gosto por desenhar retratos e recortes de momentos e gestos. A ação costuma se formar por visões e o que vou lembrando vou desenhando. Costumo ter uma ideia inicial, elaboro um projeto de como pretendo chegar lá (esta etapa é muito importante) e por fim começo o desenho. Geralmente o resultado final não fica como imaginei no começo. Às vezes fica melhor do que imaginei, às vezes igual, às vezes, pior. Mas essa é a beleza da arte. Se não fico satisfeito, começo de novo. Como tudo na vida, tudo que é feito com tempo fica melhor. De forma que normalmente levo de uns dois a quatro dias para finalizar um desenho — ou me livrar dele (risos). Gosto de dedicar mais tempo nos detalhes e nos pequenos pontos que fazem toda a diferença.

    AT – Pode citar alguns canais (redes) e locais onde sua arte está presente? Onde podemos admirá-la?

    DW– Esta parte de divulgação é muito nova para mim, de modo que estou engatinhando neste segmento. Sempre fiz meus trabalhos com um aspecto mais pessoal e de satisfação própria, permeados por um e outro impulso de divulgação. Porém, comecei há pouco a divulgar mais. Tenho um site que sempre que posso atualizo www.daniwallerius.com. Também criei o hábito de divulgar nas redes, principalmente no Instagram (@danielwallerius), onde costumo detalhar o processo de cada ilustração.

    AT – Já fez exposições? Em quais eventos suas ilustrações já estiveram presentes? Já expôs aqui em Arroio do Meio também?

    DW– Assim como a divulgação, as exposições também são novas práticas para mim. Mesmo que focado recentemente nesta temática, tive a oportunidade de expor no Palácio Real das Artes em Portugal, no Palácio das Belas Artes, também em Portugal, e, aqui, mais recentemente no Sesc de Lajeado, com a exposição “Retratos Urbanos”. Atualmente organizo, juntamente com o pessoal do Sesc Lajeado uma nova exposição para maio e pretendo expor na Arte na Universidade, na Univates, em março. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de expor aqui em Arroio do Meio.

    AT – O que representa este trabalho para você? Qual o sentimento em poder transferir para o papel (ou outro tipo de tela) estas ilustrações e ver o público admirá-las?

    DW– Todos nós gostamos de ter nosso trabalho reconhecido independente da área de atuação. Afinal, somos pessoas movidas por sentimentos. Desta forma, a admiração pelo meu trabalho é a maior satisfação possível que posso sentir. Fico feliz e honrado de poder compartilhar e ter retorno de quem gosta e admira. Trabalhar com arte é a minha vida e pretendo continuar assim.

    Retrato do Sr. White – Breaking Bad / tamanho 29cm x 21cm / técnica: caneta Bic em papel
    O violeiro da Rua Santa Catarina / tamanho 100cm x 70cm / técnica: lápis preto, branco e vermelho e tinta acrílica sobre papel preparado com gesso

     

    Do canto de olhar / tamanho 100cm x 70cm / técnica: lápis preto e branco e tinta acrílica sobre papel preparado com gesso

     

    Ilustração no bar Leopoldo 47 / tamanho 3m x 1,5m / técnica: lápis preto e branco e tinta acrílica sobre parede

     

    Construção do olhar / tamanho 100cm x 70cm / técnica: lápis preto e branco e tinta acrílica sobre papel preparado com gesso

     

    O velho gaiteiro / tamanho 70cm x 50cm / técnica: lápis branco sobre papel preto

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    “Lágrimas de um Até Breve” é a grande vencedora do Canto da Lagoa

    31 de março de 2025

    “A música é minha vida”, diz Ricardo Boeira

    17 de novembro de 2023

    Exposição comemorativa marca os 10 anos da Casa do Museu

    27 de outubro de 2023

    Jovens, empreendedoras, criativas e unidas pela arte

    12 de fevereiro de 2021
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.