Em Travesseiro, o prefeito em exercício, Sérgio Nied, recebeu em seu gabinete na sexta-feira, dia 6, a promotora de Justiça Especializada de Estrela, Andrea Barros, representantes da empresa Lógica Assessoria Ambiental e o coordenador do Meio Ambiente do município, Chrystian Quinot, a fim de apresentar o projeto de criação de um corredor ecológico. O objetivo da administração é, em parceria com a promotoria de justiça, criar um corredor ecológico em Área de Preservação Permanente (APP) na área urbana, em toda a extensão do arroio Travesseiro e seus afluentes, exceto em áreas alagáveis.
De acordo com os técnicos, a legislação determina uma proporcionalidade entre a largura do rio e a área de preservação obrigatória. Sendo assim, o projeto propõe a criação de 30 metros de APP em toda extensão do arroio, com a intenção de proteger o recurso hídrico, e possibilitar o crescimento socioeconômico do município. Chrystian explicou que o objetivo visa garantir a preservação do arroio Travesseiro e seus afluentes. “Esse trabalho terá a participação da comunidade, que ajudará na preservação ambiental”, enfatiza.
Após a reunião, a promotora visitou alguns pontos do arroio, para conhecer de perto a realidade. Sobre a execução do projeto. A administração informa que realizará em breve uma audiência pública para esclarecer quaisquer dúvidas da comunidade.