NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Com foco na pandemia, atendimentos eletivos ficam reprimidos nos municípios
    Coronavírus

    Com foco na pandemia, atendimentos eletivos ficam reprimidos nos municípios

    adminBy admin24 de abril de 2020Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Estado, diversas ações de prevenção vêm sendo adotadas pelo Governo Estadual e gestores municipais. Os atendimentos nos postos de saúde foram reduzidos significativamente, principalmente para evitar a aglomeração de pessoas, o que pode ampliar o contágio. Casos de urgência e emergência, bem como suspeitos para coronavírus, passaram a ser o foco dos profissionais dos postos.
    Cirurgias e exames eletivos também não estão sendo feitos. Na área de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a estimativa é de que aproximadamente cinco mil exames e consultas com especialistas deixaram de ser feitos em um mês. O coordenador-adjunto, Ederson da Rocha, revela que os procedimentos oncológicos são uns dos poucos que seguem normais. Na sua avaliação, é um momento difícil, mas o mundo todo passa por ele. “Talvez seja um momento de reflexão para o mundo, para se perceber a necessidade de capacitar melhor o sistema de saúde”, observa.
    Para os hospitais há falta de receita, com menos internações, principalmente em função das cirurgias eletivas. O mesmo ocorre com os prestadores de serviços ambulatoriais. “É todo um sistema, que sempre era lotado e que vai represando muito. A volta vai ser muito complicada”, pontua. Além da demanda, que será alta, há o aspecto financeiro, visto que muitos recursos da saúde estão sendo usados no enfrentamento ao coronavírus, o que pode trazer incertezas para o futuro.
    Por mais que as medidas tragam impacto em cadeia, Ederson defende que são necessárias para achatar a curva de disseminação e contágio pelo coronavírus e preservar vidas. Nos 37 municípios da 16ª CRS são 19 hospitais, mas a grande maioria não dispõe de leitos de UTI. Os hospitais Estrela e Bruno Born, referência para muitos municípios da Região, somam 20 leitos de UTI preparados para o tratamento da Covid-19. O coordenador-adjunto lembra, no entanto, que o SUS é universal e que os leitos podem ser usados por pessoas de outras regiões, caso houver demanda e vagas disponíveis.

    Arroio do Meio

    A reorganização dos atendimentos na rede de saúde do município tem acolhido as principais demandas da população, apesar das restrições. Receitas continuam sendo emitidas e a distribuição de medicamentos segue. A demanda é de pacientes eletivos. “Temos, no geral, 100 pacientes aguardando a primeira consulta. Esse número totalizando todas as especialidades cirúrgicas, pé, mão, braço, e outros procedimentos. As cirurgias que já estavam agendadas foram e estão sendo realizadas, assim como as de urgência. Para oftalmologia, em Encantado, são 146 pacientes. Essa demanda sempre foi grande”, informa o secretário de Saúde Gustavo Zanotelli.

    Pouso Novo

    Os procedimentos eletivos também são a maior demanda reprimida no município. Conforme a secretária de Assistência Social, Kelin Brock, que também responde pela secretaria de Saúde, esta é a realidade de todos os municípios. Na rede de saúde municipal, os atendimentos reduziram drasticamente e a prioridade são os atendimentos de urgência e emergência. As receitas para medicação controlada foram facilitadas para que idosos não precisem ir até o posto.
    Em função das aulas estarem suspensas, muitas pessoas não têm como se deslocar do interior para o centro, o que também contribui para que haja menos procura na saúde. Além disso, o comércio com atendimento restrito inibia o deslocamento para a área urbana.
    O município segue sem casos suspeitos e trabalha na prevenção, com distribuição de panfletos e usando carro de som e a rádio local para informar os moradores. O quadro de funcionários da Saúde trabalha com carga horária normal, sem dispensas até o momento. “Estamos fazendo o possível para não mexer no quadro de funcionários”, observa Kelin.

    Marques de Souza

    O vice-prefeito e secretário da Saúde, Lucas Stoll, acredita que a redução dos atendimentos clínicos se aproxima dos 80% na unidade municipal. A prioridade são casos mais urgentes. Nas especialidades de psiquiatria a queda deve chegar a 30%. Na pediatria, a redução dos atendimentos foi considerável num primeiro momento, com baixa procura, seguida de um pequeno aumento. A distribuição de medicação é feita a domicílio, assim como a vacinação contra a gripe, o que contribuiu para que um número maior de pessoas fosse imunizado.
    Quanto aos exames eletivos e cirurgias, Lucas lembra que todos atendimentos na região metropolitana de Porto Alegre estão temporariamente suspensos. Só os procedimentos oncológicos e a hemodiálise seguem com normalidade.
    O município recebeu testes rápidos do Estado e também fez a aquisição de outros, que ainda não foram entregues. Não há casos confirmados, mas algumas pessoas estão sendo monitoradas, embora não apresentem sintomas graves.

    Capitão

    No município, o cenário não é muito diferente. O vice-prefeito Daniel Hunhoff, que também responde pela secretaria de Saúde, observa que os atendimentos reduziram consideravelmente neste um mês de medidas restritivas. A renovação de receitas foi facilitada e as consultas com médicos especialistas foram reduzidas porque estes profissionais não estão atendendo. Daniel informa que as cirurgias eletivas que foram canceladas serão feitas num segundo momento, quando a situação for mais favorável.
    O município não tem nenhum caso suspeito e segue com servidores da saúde disponíveis para tirar dúvidas da população 24h por dia.

    Travesseiro

    Assim como os demais municípios, os atendimentos da secretaria de Saúde foram remanejados, focados em urgências e emergências. De acordo com a secretária da pasta, Eliana Hofstetter, os atendimentos tiveram queda superior a 50% nos últimos 30 dias. Os atendimentos de pediatria e ginecologia estão sendo retomados, mas com precaução.
    Cirurgias eletivas, exames e consultas com especialistas estão suspensas num geral. A informação é de que alguns atendimentos devem retornar nos próximos dias, com as devidas medidas de precaução.
    Travesseiro não tem casos suspeitos ou confirmados de coronavírus.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Coronavírus: relaxar nas medidas de prevenção oferece risco

    11 de dezembro de 2020

    Novos casos de covid-19 em Pouso Novo

    31 de julho de 2020

    Mais de R$ 3 milhões já foram disponibilizados para o enfrentamento à Covid-19

    31 de julho de 2020

    Coronavírus e tratamento precoce

    17 de julho de 2020
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.