Previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como um benefício ao trabalhador que é demitido sem justa causa, o seguro-desemprego tem se tornado um alento para milhares de brasileiros. Com os impactos da pandemia sobre a economia, muitas empresas foram obrigadas a reduzir o quadro de funcionários.
No Estado, os pedidos do benefício do seguro-desemprego aumentaram 13,4% de janeiro a abril de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. No primeiro quadrimestre, foram recebidas 145.155 solicitações do benefício em 2020 e 127.937, em 2019, no Estado, através das agências FGTAS/Sine e dos canais digitais. No período, também houve aumento no número de benefícios requeridos pelos canais digitais. Em 2019, foram recebidas 1.474 solicitações digitais, ao passo que, em 2020, esse número chegou a 60.671. (Confira na tabela abaixo).
Em Arroio do Meio, desde que a agência FGTAS/Sine voltou ao atendimento presencial, no dia 11, são encaminhados, em média, 10 pedidos de seguro-desemprego ao dia. A coordenadora Jéssica Krämer destaca que estes números não refletem a realidade de dispensas de Arroio do Meio, uma vez que a agência atende a trabalhadores de toda a região.
Os atendimentos são feitos via agendamento e a demanda é alta. Na terça-feira, a agência estava com a agenda fechada até a quarta-feira da semana que vem. No entanto, nem todos os trabalhadores que procuram a agência foram demitidos nos últimos dias. Como as agências de todo o Estado tiveram o atendimento presencial suspenso entre 23 de março a 30 de abril, muitos trabalhadores tiveram dificuldades de fazer o encaminhamento on-line, ou ainda estavam com divergências no cadastramento, gerando uma demanda represada.
As demissões, segundo Jéssica, têm ocorrido em vários setores. Em Arroio do Meio, o ramo calçadista tem um número de demitidos pouco acima dos demais. Já o setor alimentício é o que menos tem dispensado mão de obra.
Respeito ao horário
A coordenadora lembra que os atendimentos são feitos exclusivamente por agendamento, que pode ser feito por telefone – 3716-3147 – e para fins de encaminhamento de seguro-desemprego. Lamenta, mas no momento as empresas não estão abrindo vagas, justamente pela incerteza do mercado. Jéssica também ressalta que é importante que os trabalhadores cheguem somente com cinco minutos de antecedência ao horário agendado e, de preferência, sem acompanhantes. Isto para evitar filas e aglomerações, uma das medidas de prevenção ao coronavírus.
O funcionamento de todas as agências coordenadas pela FGTAS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que, eventualmente, se formarem.
