No contexto atual em que se vive, diante da pandemia do coronavírus, a educação está tendo que se reinventar. Afastados das crianças, educadores da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, de Travesseiro, planejam atividades para serem desenvolvidas pelas famílias. Semanalmente, cada criança recebe em sua residência sugestões de momentos de interação com a família.
Além do planejamento, educadores, direção e coordenação pedagógica dedicam o momento para estudo, formação e construção dos documentos da instituição. Na manhã da segunda-feira, dia 18, foi realizada uma roda de conversa, referente às leituras realizadas sobre Plano de Atividade. Tendo como perguntas norteadoras “Que escola queremos? O que eu vim fazer aqui?” os educadores foram levados a refletir sobre a importância de haver uma conexão no trabalho desenvolvido em todas as turmas, de estimular a curiosidade da criança, fazer questionamentos, criar ambientes de aprendizagem, deixar a criança explorar e descobrir
O momento serviu para dar início ao processo de construção do Plano de Atividades do educandário. A partir disso, tendo como referência a Base Nacional Curricular Comum, o Referencial Curricular Gaúcha, o Documento Orientador do Território Municipal de Travesseiro, cada turma irá elencar como trabalhar esses objetivos em cada nível de ensino. Ao término será realizada a socialização com as adequações necessárias para que o documento seja encaminhado ao Conselho Municipal de Educação.