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    Educação

    Secretaria de Educação trabalha para que alunos não sejam prejudicados em sua trajetória de aprendizagem

    adminBy admin29 de maio de 2020Nenhum comentário4 Mins Read
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    A pandemia transformou tudo. Num dia as crianças e jovens iam felizes para as salas de aula, socializavam com colegas, construíam conhecimento e relações. No outro, um inimigo invisível, um vírus de contágio fácil e capaz de causar diversas complicações, fez com que as salas de aulas ficassem vazias e os estudantes e professores em casa, forçando a educação a se reinventar. Embora há muito se dissesse que o modelo educacional precisava ser revisto, poucas escolas estavam preparadas para uma mudança de paradigma de forma repentina.

    Desde março, as redes de ensino municipal, estadual e privada enfrentam a nova realidade com as ferramentas já existentes e outras que estão sendo desenvolvidas. Tudo para que o aprendizado e o vínculo com o ambiente escolar não sejam perdidos. Em Arroio do Meio, a aposta da rede municipal é na plataforma digital como alternativa, até que sejam retomadas as aulas presenciais. Em entrevista, a secretária de Educação adjunta, Marlise Führ, fala sobre a importância da manutenção dos vínculos para toda a comunidade escolar.

    AT – Qual a visão da secretaria acerca dos impactos da pandemia na educação?

    Marlise Führ – Com relação aos impactos provocados pela pandemia da covid-19 na Educação, entendemos que serão tão mais expressivos quanto maiores forem as dificuldades de construir uma proposta que possa minimizar os efeitos que o isolamento social provoca no processo de aprendizagem dos estudantes. Estamos vivenciando um momento diferenciado, que exige cautela, atenção, planejamento e muito zelo para oportunizar que todos os estudantes continuem aprendendo e mantendo uma rotina de estudos. Se pudermos oferecer isto a todos, os efeitos da pandemia serão minimizados. Mas, de qualquer forma, a pandemia está impactando a educação no sentido de exigir que as redes repensem suas propostas, suas prioridades, investindo no que realmente é o essencial no desenvolvimento e crescimento do ser humano.

    AT – A secretaria passou a utilizar uma ferramenta virtual para manter os alunos e famílias próximos da escola. Qual a importância de manter este vínculo?

    Marlise Führ – O uso da ferramenta virtual, Google Sala de Aula, tem se mostrado uma alternativa possível no sentido de manter a rotina de estudos, reaproximar e manter os vínculos entre a escola e as famílias. A ferramenta é interativa e possibilita a aproximação com os estudantes através de videoconferências, quando podem conversar entre eles e com os professores, estabelecendo inclusive o contato visual. Essa interação é fundamental e neste momento, a possível, em tempos de pandemia e de isolamento social.

    AT– Como tem sido o retorno dessa iniciativa por parte dos educadores e das famílias?

    Marlise Führ – Os professores, a partir do dia 23 de abril, iniciaram um processo de formação com propostas oportunizadas a distância, utilizando diversas tecnologias e formas de interação, entre elas as videoconferências, com o objetivo de aproximar, vincular e se apropriar das diferentes mídias educacionais.

    Além disso, os professores organizaram um planejamento coletivo, conforme a etapa/ano/componente curricular no qual atuam. Com base nisso, os professores se sentem mais seguros e tranquilos com a proposta, contando com este suporte. As famílias, em sua grande maioria estão acessando a ferramenta virtual e interagindo com seus professores, realizando as atividades, esclarecendo dúvidas. As famílias que não têm acesso a esta plataforma virtual, podem se dirigir à escola para retirar o material impresso das atividades nas terças e quartas-feiras. De ambas as formas, todos os alunos terão a nossa atenção especial para que não sejam prejudicados em sua trajetória de aprendizagem. Lançaremos mão de todas as formas possíveis para que todos tenham acesso às atividades e possam realizá-las com autonomia e com o melhor aproveitamento possível.

    AT – Como a senhora avalia o andamento desse processo e qual é o resultado esperado?

    Marlise Führ – Estamos avaliando esta proposta constantemente, fazendo os ajustes necessários para que os alunos e professores possam vivenciar experiências de aprendizagem e de retomada de vínculos significativos, dentro das possibilidades que a ferramenta virtual oferece e permite, neste momento diferenciado de pandemia e isolamento social. Trabalhamos com a expectativa de que 100% dos estudantes tenham acesso às atividades pedagógicas não presenciais, seja pela plataforma, seja retirando o material impresso na escola, e assim consigam retomar uma rotina de estudos, a socialização e o desenvolvimento de habilidades e competências importantes no desenvolvimento do ser humano. Conforme informações das escolas, na data de hoje (quarta-feira, 27), 85% dos estudantes acessam a plataforma digital.

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