A exemplo do encontro realizado em 17 de março, para decidir acerca das medidas restritivas de contenção ao novo coronavírus, a Administração de Arroio do Meio reuniu representantes de diversas entidades na manhã de quarta-feira, para tratar de possível flexibilização de atividades. O encontro foi realizado na Secretaria de Educação e contou com a presença de secretários municipais, representante da Acisam, da CDL, STR, igrejas, entidades esportivas, entre outros.
O prefeito Klaus Werner Schnack salientou que houve uma boa evolução em estruturação ao longo dos 80 dias e que também é preciso atentar para a sustentabilidade, sempre em harmonia com a saúde. Disse que o atual patamar do município, com equilíbrio entre casos confirmados e recuperados, é fruto de uma construção coletiva com o objetivo de amenizar a curva e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Até a quarta-feira, apenas uma pessoa do município estava internada para tratamento de covid-19.
Os números apresentados pela secretaria de Saúde, com poucas internações no período e a maioria dos casos confirmados sendo de pessoas com menos de 60 anos, encorajaram o Poder Público a discutir a flexibilização de algumas atividades. Para dar suporte, a equipe de saúde ficará organizada no atual formato por um tempo determinado. O efeito destas medidas será avaliado constantemente e, sendo necessário, o município irá recuar.
A flexibilização será prevista em decreto que pode ser publicado nesta sexta-feira. A expectativa é de que as medidas entrem em vigor na próxima semana. Entre as atividades que poderão ser retomadas de forma gradativa e dentro de critérios estabelecidos pelo decreto, estão as que envolvem o turismo, restaurantes, bares, grupos culturais, casas de festa e a prática de esportes.
No turismo, a proposta é para que os empreendedores possam receber pequenos grupos e, nos restaurantes, que possa ser retomado o sistema em que a pessoa serve a própria comida nos buffets, desde que esteja usando máscara e higienize as mãos. Os bares teriam o mesmo regramento dos restaurantes, podendo servir bebida/comida para consumo no local. As casas de festa teriam a possibilidade de locar o espaço para grupos de familiares. Já os grupos culturais poderiam se reunir, desde que sem a presença de pessoas do grupo de risco ou menores de 16 anos. A restrição da faixa etária e grupos de risco vale para a prática esportiva. Foi debatido o retorno de jogos coletivos, como futebol e bocha, com uma série de regramentos. A ideia inicial é de que não serão permitidos jogos com times de outros municípios, nem agendamento de novos horários. Só poderão usar ginásios os times que já praticavam o esporte antes da pandemia. Os jogadores só poderão ficar no ambiente por até uma hora após o término do jogo. Tanto no futebol como na bocha só poderão ser disputados jogos recreativos, sem o caráter de competição.
Klaus observou que as medidas são uma transição e que cada um deve manter a conduta responsável. Pondera que é preciso retomar algumas situações aos poucos e ir avaliando como o processo acontece e o próprio comportamento da sociedade. Se a situação for favorável, os postos de saúde dos bairros podem voltar com os atendimentos médicos em julho. A demanda da saúde, em situações que não são de covid-19, cresce e precisa ser atendida. Tanto que alguns serviços que estavam suspensos nos hospitais da região começam a ser retomados. “Vamos trabalhar de forma cadenciada para uma retomada gradativa”, pontuou o prefeito.
Todas as medidas de flexibilização só serão possíveis caso a região permaneça na bandeira laranja ou avance para a amarela. Em caso de retorno para a bandeira vermelha, as restrições serão bem mais abrangentes.