Comerciantes e demais empreendedores de Arroio do Meio estão convidados a participar da videoconferência que será realizada na próxima segunda-feira, às 19h30min, através da plataforma digital Google Meet – https://meet.google.com/vse-fvmu-ger. A pauta do encontro será “Linhas de crédito e planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo”, com a participação de representante do Sebrae atuante na construção do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Na ocasião serão esclarecidas dúvidas e apresentadas possíveis alternativas para os empreendedores contornarem as dificuldades deste período de pandemia. A reunião será conduzida pelo prefeito Klaus Werner Schnack, com apoio do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini.
A ação dá sequência ao Fórum de Entidades promovido em 27 de maio, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam), com o objetivo de socializar o momento atual e construir um novo cenário pós-coronavírus. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Poderes Público e Legislativo, comércio, indústrias, turismo, artesãs, agricultores, construção civil, Hospital São José e imprensa. Na segunda-feira, o prefeito Schnack esteve reunido com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para tratar de forma mais pontual as dificuldades do setor, que sofreu restrições no atendimento ao cliente nos meses de abril e maio, em virtude da pandemia. Na terça-feira, 2, o encontro foi ampliado com a participação dos gerentes das instituições bancárias, que trouxeram informações importantes para o momento de crise, a serem repassadas ao grupo na videoconferência.
Outras ações de incentivo ao comércio e produtos locais estão previstas, numa parceria entre Poder Público e CDL. Além disso, a Administração Municipal vai buscar sensibilizar locadores de imóveis comerciais, considerando a visão de futuro desses empreendedores, quanto à compreensão de que o momento é de flexibilizar para garantir a continuidade dos negócios para todos. “A flexibilização é um investimento para garantir essas locações no futuro. É momento de, mais do que nunca, encontrarmos o equilíbrio”, salienta o secretário Meneghini.
80 DIAS SEM MEDIDAS
O vereador José Elton Lorscheiter (PP), o Pantera, autor do anteprojeto de lei que propõe auxílio de pagamento de aluguel às empresas, com atividades comerciais e de prestação de serviços, que não tenham se enquadrado na condição de “essenciais”, criticou a forma com que o prefeito Klaus Werner Schnack protela soluções em 80 dias de pandemia. Segundo Pantera, o empresariado aguarda acesso à capital de giro e isenção de impostos e tem bastante dificuldades com aluguel que acaba elevando as despesas. “São poucos que têm estabelecimentos próprios. Se não injetarmos recursos perderemos muitos CNPJs”, refletiu.
VALORIZAÇÃO E INOVAÇÃO
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonísia Kunzler, destaca que as medidas em âmbito municipal somadas às anunciadas pelo Governo Federal, serão importantes para socorrer as empresas. Já em torno dos aluguéis, revela que parte dos locatários ofereceu descontos, outra isentou clientes, mas há aqueles que mantêm a cobrança de antes da pandemia. Já a prorrogação dos impostos é vista como tributos dobrados em médio prazo. Leonísia também analisa, que mesmo com o comércio reabrindo, as lojas não estão vendendo, mesmo com a oferta de capital de giro para manter o estoque.
A presidente defende uma ampla campanha de valorização do comércio local, que é diversificado e tem atendimento diferenciado. “Precisamos continuar inovando, acreditando e transformar a comunidade. Ninguém faz pela gente. Não podemos deixar nossos sonhos morrerem por causa de uma pandemia e sim carregar os ensinamentos. Temos muito a conquistar”.