NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Uma escola e vários projetos pedagógicos que complementam a formação
    Escola São Caetano - 110 anos

    Uma escola e vários projetos pedagógicos que complementam a formação

    adminBy admin3 de julho de 2020Nenhum comentário7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Nem só de conteúdo didático se faz o dia a dia da Escola São Caetano. No decorrer deste mais de um século de história, a construção de valores sólidos e a formação do aluno como cidadão sempre foram uma preocupação constante. Neste sentido, muitos projetos foram e continuam sendo desenvolvidos para ampliar o horizonte de alunos e de toda a comunidade escolar.

    Entre os que foram executados ou continuam em execução destaque para o de Arborização dos arredores da escola, o Conviver, o da Sacola Permanente, o de Leitura e o mais jovem de todos, o Chafrulever.

    Todos os anos a escola escolhe uma temática de trabalho que é desenvolvida ao longo do ano letivo por todas as turmas. Para 2020 o tema escolhido é o Sol. O astro-rei, desde os tempos remotos é reverenciado como doador de vida. É progressivo, está sempre ativo, é dinâmico e impulsiona para frente e ao crescimento. Partindo desta premissa, a escola faz diversas abordagens, desde a importância e benefícios da sua luz, como o sistema solar, a distância da Terra, as estações do ano, as particularidades do astro-rei, doenças que o sol pode ser benéfico ou o causador. A temática também pode ser abordada no campo da produção cultural, com músicas, textos e poesias que enaltecem o sol. A grande reflexão que a escola propõe para os alunos é “que o estudo seja o seu sol” e, para os professores, “que sejamos luz mesmo quando os dias estiverem nublados”.

    As turmas do 5º ao 9º anos, formadas por pré-adolescentes e adolescentes, recebem uma atenção especial por meio do Projeto Conviver. As ações objetivam oferecer informações, orientação e apoio aos alunos, visto que são fases cercadas por mudanças, físicas e emocionais, e também riscos. Cada vez mais cercados pela tecnologia, os jovens adolescentes podem estar expostos a diversas situações conflituosas e inseguras e a escola quer ser uma referência para fortalecer e contribuir para a melhor formação enquanto indivíduos.

    Palestras que abordam a saúde, a sexualidade, a prevenção ao uso de substâncias que causam vício e também a situações de violência e abuso, são recorrentes. Diálogos sobre bullying, o respeito à vida e às diferenças, a empatia e reflexões sobre relacionamentos, frustrações e limites, bem como questões próprias da adolescência, são apenas algumas das ferramentas que a escola utiliza para auxiliar e orientar seus alunos.

    A preparação ao mercado de trabalho também é uma das frentes do projeto Conviver. As exigências das empresas, incluindo visita das turmas ao ambiente laboral, e a projeção de estratégias que auxiliem os alunos na busca pelo primeiro emprego, são ações desenvolvidas pela escola.


    O prazer da leitura

    O projeto de leitura, intitulado “Ler com prazer é uma atitude inteligente”, visa intensificar na comunidade escolar o gosto pela leitura, tornando-a uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas. Desenvolvido desde 2005, consiste em uma sessão semanal de 30 minutos, em dias alternados e nos dois turnos. Neste período, alunos, professores e funcionários se dedicam à leitura. Além disso, a prática é estimulada de outras formas, com murais de notícias, poesias, produções artísticas de alunos, pais, professores e funcionários, contação de histórias, participação em concursos literários, produção de histórias em quadrinhos, conversas com escritores da região, oficinas de criação literária, rodas de leitura, entre outras atividades.


    Educação e consciência ambiental

    A atenção para com o meio ambiente e o incentivo a ações de conscientização para o melhor aproveitamento de recursos naturais têm sido uma constante na escola, que há anos trabalha a educação ambiental de forma integrada com as demais áreas de conhecimento. Por meio do projeto Arborização desenvolvido pela escola, os frutos são colhidos por todo o bairro. Em 14 anos, o projeto já arborizou parte da Rua Presidente Vargas, parte da área verde do Loteamento Nascer do Sol e a Área de Lazer da escola. Um trabalho que, além de trazer orgulho para alunos, professores e funcionários, proporciona embelezamento, purificação do ar e o aumento da interação entre fauna e flora dos ambientes em questão. Através do plantio de árvores frutíferas a escola também quer promover a conscientização da importância de uma alimentação saudável. Além disso, como no Bairro São Caetano há constantemente a presença de “vento norte”, a ampliação do plantio de árvores proporciona barreiras naturais que reduzem o seu impacto.

    O reaproveitamento da água da chuva e a reciclagem de materiais são uma realidade. O projeto Sustentabilidade, desenvolvido desde o ano passado, vai além do pátio da escola e envolve toda a comunidade. A Escola São Caetano se tornou um Ponto de Coleta Voluntária de embalagens plásticas, que antes iam para o lixo comum e agora têm uma destinação adequada. O projeto é sucesso entre alunos e famílias.


    Chafrulever o que vai ser?

    Chá, frutas, legumes e verduras podem não ser tão interessantes para as crianças. Mas, quando se tornam um projeto da escola, que estimula a alimentação saudável e equilibrada, tudo muda. É assim com o “Chafrulever, o que vai ser?”, desenvolvido pela Escola São Caetano desde o ano passado, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem e na sistematização do conhecimento para os alunos do 1º ao 4º ano. Cada turma desenvolveu atividades específicas, algumas com a participação das famílias e visitas externas.

    As turmas de 1º ano, lideradas pelas professoras Silvana Teresinha Siebenborn Lenhard e Rosane de Siqueira, trabalharam o uso de chás. O trabalho incluiu a pesquisa com a família, o estudo do chá de alecrim, a pesquisa sobre o chá de camomila e a visita a uma horta deste chá, a observação ao chá de hortelã trazido por um aluno, o plantio de vários tipos de chá e o envio de chá de anis estrelado para as famílias degustarem.

    As turmas de 2º ano, sob coordenação das professoras Vânia Drebes e Gabriela Von Muhlen, desenvolveram o tema das frutas, para o qual os pais participaram no processo de pesquisa. Os pequenos descobriram os benefícios das frutas para a saúde e, após pesquisarem com as famílias, apresentaram os dados para os colegas por meio de cartazes e fantoches e também degustaram as frutas e receitas preparadas com elas. Depois digitaram sua pesquisa nas aulas de Informática. Assim, de forma coletiva, criaram um livro que traz muitas informações importantes como: o nome científico, o local de origem, a época de plantio, o preço do quilo, as vitaminas e os benefícios para a saúde das frutas pesquisadas. Para completar o estudo sobre as frutas, ainda tiveram uma palestra com a nutricionista Cláudia da Silveira Rohr sobre a importância de incluir as frutas na nossa dieta diária.

    Já as turmas de 3º ano, lideradas pelas professoras Cátia Inês de Borba e Raquel Breitenbach, aprenderam a reconhecer os legumes e verduras e suas variedades, bem como a importância de seu consumo para a saúde. Como atividade externa, os alunos foram para Forqueta conhecer a Agroecologia Ferrari, onde foram acolhidos por Márcia Ferrari. Lá puderam colher e degustar algumas hortaliças.

    A turma do 3° ano A, sob a coordenação da professora Cátia, recebu o desafio de confeccionar um Fantoche-legume juntamente com suas famílias. Cada aluno pôde escolher um legume para representar, montando o fantoche e fazendo uma pesquisa sobre o mesmo. Os fantoches-legumes foram apresentados com as pesquisas para a turma. Com os fantoches foram criados teatros e produções escritas, unindo trabalho, diversão e conhecimento.

    A turma do 3º A também fez uma pesquisa com suas famílias sobre os legumes consumidos na sua casa e na escola foi montada uma tabela e construído um gráfico representando os resultados. Os alunos e a professora Cátia também prepararam um bolo de cenoura.

    Os alunos do 4º ano, sob coordenação da professora Marciana Corbellini, estudaram as agroindústrias de Arroio do Meio e pesquisaram quais produtos têm origem no município. Depois, cada um teve que montar um folder explicativo demonstrativo. No material deveria conter no mínimo três chás, três frutas e três verduras produzidas em Arroio do Meio e comercializadas na região, imagens, seus benefícios e malefícios, o nome e endereço da agroindústria que cultiva e alguma curiosidade. Como culminância do trabalho, os alunos foram visitar as Especialidades Vandréa, na Cascalheira.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Uma história construída a muitas mãos

    3 de julho de 2020

    Escola São Caetano: 110 anos educando gerações

    3 de julho de 2020

    CORONAVÍRUS (COVID-19): O TEMPO NÃO FAZ QUARENTENA

    3 de julho de 2020

    A São Caetano será eternamente lembrada com muito carinho

    3 de julho de 2020
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.