Assim como na rede de ensino, na agenda social, cultural de lazer e entretenimento, a pandemia transformou a rotina de muitas empresas. Além dos protocolos sanitários – medição de temperatura na entrada do local de trabalho, uso de máscara, álcool gel, higienização dos ambientes com sanitizantes – de distanciamento seguro – restrições na circulação e lotação máxima dos ambientes, inclusive no refeitório – e, afastamentos de pessoas do grupo de risco, desligamentos voluntários e adequações na jornada laboral, o novo normal trouxe impactos também na convivência entre colegas de trabalho.
Na Indústria de Trocadores de Calor Serraff Ltda, situada em São Caetano, algumas atividades consolidadas na cultura da empresa, como o Dia do Trabalho, a confraternização dos aniversariantes de cada mês e a festa de fim de ano, que reunia as famílias dos colaboradores, sofreram alterações significativas, mas nem por isso deixaram de ser marcantes.
No Dia do Trabalho, onde sempre foi buscada a valorização do espírito de equipe, inclusive por meio de uma atividade dinâmica desenvolvida numa viagem, a pandemia mal havia dado as caras trazendo uma série de desafios imediatos. Os funcionários acabaram ganhando um abrigo, como forma de valorização e aproveitar os momentos em casa de forma confortável.
A festa dos aniversariantes de cada mês, passou a ser mais restritiva, contando apenas com a participação dos homenageados e encarregados e diretores, para um breve momento descontração e confraternização com torta, salgados, guloseimas, café e refrigerante.
E a festa de fim de ano, que buscava reunir os cônjuges e, às vezes, até os filhos dos colaboradores, para uma socialização mais descontraída, acabou nem ocorrendo. A empresa até tinha a intenção de promover uma palestra motivacional e de valorização humanitária, mas, em decorrência da bandeira vermelha, optou pela entrega de um kit de festa para os colaboradores, com alimentos para assados e bebidas, realizada na última sexta-feira, dia 11. “Os funcionários adoraram a ideia”, revela a responsável pelo departamento de marketing, Graziela Arnhold.