O retorno da rede municipal de ensino de Arroio do Meio está agendado para 22 de fevereiro. Na próxima segunda-feira, dia 8, a equipe da Secretaria Municipal de Educação se reunirá com as equipes diretivas das 13 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e das oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) para a organização do ano letivo. Já no dia seguinte, 9, os professores retornam para as escolas e, no dia 18, às 19h, ocorrerá um encontro virtual de abertura do ano letivo com todos os profissionais das Emefs e das Eceis.
Ensino Fundamental
No dia 22, as escolas começam a receber os alunos em um modelo escalonado, seguindo protocolos de prevenção à covid-19. As turmas serão divididas em dois grupos: enquanto um terá aulas presenciais numa semana, o outro terá atividades impressas em casa. Conforme a secretária de Educação Iliete Rockenbach Winck, a princípio, não haverá atividades nem aulas virtuais. Os pais que optarem por não enviar os filhos para as aulas presenciais devem retirar as atividades nas escolas. A carga horária será ampliada para 4 horas por turno.
O primeiro trimestre será dedicado à retomada de conteúdos do ano anterior, visto que há uma preocupação com as lacunas que possam ter ficado. “O município gostaria de retornar à normalidade, como ocorria antes da pandemia, porém devemos respeitar os protocolos de segurança, especialmente no que se refere ao número de alunos que comportam os espaços físicos das escolas, observando o distanciamento necessário”, salienta a secretária.
Educação Infantil
Em função do tempo que estiveram fechadas no ano passado, as Eceis não tiveram período de recesso em janeiro, como era de costume. Nas últimas semanas, conforme a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Kunrath Hammes, estão sendo contatadas as famílias das mais de 200 crianças que estão na lista de espera para fazerem a matrícula.
As Eceis seguem atendendo com uma carga horária de quatro horas/dia por criança. Este atendimento inviabiliza a organização de muitas famílias e o funcionamento das escolinhas, que têm recebido poucas crianças. Assim, a Secretaria de Educação vem se reunindo com o Comitê de Operação Emergencial (Coe), com amparo dos órgãos de saúde, no sentido de ampliar o atendimento para cinco horas e meia, o que facilitaria para os pais, pois seria um turno inteiro, sem a necessidade de buscar a criança no meio da manhã ou da tarde. A expectativa é de que a ampliação nas horas atendidas seja efetivada ainda em fevereiro. Outro ponto que vem sendo tratado é a possibilidade de oferecer almoço para as crianças, o que não ocorre desde março do ano passado.
Marques de Souza
As aulas do Ensino Fundamental da rede municipal iniciam no dia 22 de fevereiro de forma escalonada, como orienta o Estado. As turmas terão 50% dos alunos, com aulas presenciais semana sim, semana não. A ideia, segundo o secretário de Educação Jurandir Brenner, é não oferecer aulas virtuais. Na semana em que os estudantes não tiverem aula presencial terão atividades impressas.
Depois de praticamente 11 meses, a Educação Infantil etapa creche também retorna no dia 22, com atendimento de seis horas, nos turnos manhã e tarde. No início da semana a indefinição era quanto ao retorno das crianças da pré-escola que ainda estava sendo avaliado.
De acordo com Jurandir, a preferência seria pelo retorno normal, com todos os alunos sendo atendidos presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança. No entanto, por causa das regras do distanciamento controlado, não há espaço físico que comporte todas as turmas e nem profissionais suficientes.
Travesseiro
A Emei Criança Esperança retornou às atividades presenciais na segunda-feira com as crianças atendidas em turnos de até seis horas diárias. Conforme o levantamento realizado, a Emei tem 102 alunos matriculados, sendo que 91% sinalizaram o retorno das crianças às atividades da Educação Infantil, ou seja, 93 crianças têm a intenção de voltar para a escola.
Conforme a diretora da Emei, Ivana Kremer, a escola está totalmente equipada e preparada para receber todos os alunos, seguindo as orientações dos órgãos de saúde.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto retorna às aulas no dia 17. As turmas do jardim ao sexto ano foram divididas em dois grupos: 50% têm aula pela manhã e 50% à tarde. Conforme a auxiliar administrativa Taís Meyer, uma pesquisa indica que 105 dos 113 alunos vão retornar às atividades presenciais. Os demais devem seguir com ensino remoto.