NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Prefeituras terão feriadão mesmo sem Carnaval
    Geral

    Prefeituras terão feriadão mesmo sem Carnaval

    adminBy admin12 de fevereiro de 2021Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Em muitas cidades do Brasil, com tradição no Carnaval de rua, os governantes abriram mão do ponto facultativo, pois entendem que sem a festa, não há motivos para manter as repartições públicas fechadas.

    A medida não é uma unanimidade. Uma das justificativas das autoridades é não incentivar aglomerações em tempos de pandemia. Entretanto, a decisão é muito questionada por adeptos ao feriado que está consolidado na rotina dos brasileiros desde o período Pré-Colonial, entre os séculos XVI e XVII.

    Na área de atuação do AT, as prefeituras de Arroio do Meio, Capitão, Marques de Souza, Pouso Novo e Travesseiro, terão feriadão na segunda e terça-feira de Carnaval. A exceção fica por conta de serviços essenciais na saúde e na agricultura.

    Em Arroio do Meio, o ponto facultativo foi instituído na Lei Municipal 1.715/2000. De acordo com o secretário de Administração Áurio Paulo Scherer, o feriadão será mantido, mesmo sem festividades, pois está enraizado na cultura local.

    COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS – Empresas, prestadores de serviço e comércio em geral podem optar por abrir suas portas ou não. A opção depende de cada estabelecimento. A tendência é de que indústrias de maior porte e redes de lojas estejam abertas, pelo menos, na segunda-feira.

    AGRICULTURA – Em Arroio do Meio o enterro de animais e o fechamento de silos, podem ser contatados pelos fones 99327-7206 e 99963-2905, com o próprio secretário Élcio Roni Lutz. Em Travesseiro o contato para emergências é o 99961-8793, também o com o secretário Ildo Rodrigues Godoy.

    ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Em Capitão, o abastecimento de água pode ser solicitado pelo 98937-5109.

    SAÚDE – Os atendimentos de saúde em Arroio do Meio estarão concentrados no plantão do Hospital São José, no Telessaúde/Covid 99699-5842 e no Plantão da Ambulância 99978-3134. Capitão atenderá emergências pelo 99148-2700, Travesseiro pelo 99961-8795.

    PLANTÕES DE POUSO NOVO – Obras: 98124-8787; Saúde 98124-9797; e Agricultura 98124-8500.

    POLÍCIA CIVIL E FÓRUM – A Delegacia de Polícia de Arroio do Meio não atenderá na segunda e na terça-feira de Carnaval, retornando às atividades somente na quarta-feira, no turno da tarde. Boletins de ocorrência e denúncias devem ser feitas na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), em Lajeado. O Fórum do município também não terá expediente na segunda e na terça-feira voltando ao atendimento normal ao meio-dia de quarta-feira. A Promotoria Pública voltará a atender na quarta-feira pela manhã em horário normal das 8h às 18h.

    BANCOS – Da mesma forma, as agências bancárias não atenderão ao público na segunda-feira e na terça- -feira. Abrem somente ao meio-dia de quarta-feira, com exceção do Banrisul que retorna às 11h. O Sicredi retorna às 9h em Capitão e Arroio do Meio, com expediente até às 16h, em Travesseiro e Marques de Souza, das 11h às 14h e em Pouso Novo das 12h às 15h.

    SUPERMERCADOS – Os supermercados Dália, Languiru, Marel e Arroiomeense, funcionarão normalmente na segunda e terça-feira de Carnaval. Já o Supermercado STR de Marques de Souza, atende normalmente na segunda-feira e, na terça-feira, estará fechado. O supermercado Biasibetti de Capitão, terá horário de domingo na terça-feira.

    ESCOLAS – A rede de ensino regular terá feriadão na segunda e terça-feira em Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro e Pouso Novo.

    ÔNIBUS – Os itinerários de ônibus não sofrerão alteração na segunda-feira. Na terça-feira, a Transportes Oásis manterá horários de domingo. A empresa Irmãos Cé terá o transporte suspenso. A Autoviação Bento e a Expresso Azul terão horário normal. E empresa Arroio do Meio não terá linhas suburbanas, apenas intermunicipais à Lajeado e Encantado.

    FESTAS CLANDESTINAS – O novo comandante da 3ª Cia do 22º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Arroio do Meio, Marcos André Cíceri, revela que é função da fiscalização municipal apurar aglomerações e festas clandestinas, mas que a BM estará de prontidão para acompanhar ações do Poder Público. A BM também atenderá ocorrências de perturbação de sossego.

    SEM EVENTOS, SETOR DE ENTRETENIMENTO CLAMA POR AJUDA – O Feriadão de Carnaval de 2020, que ocorreu entre 21 e 25 de fevereiro, foi um dos últimos eventos antes do distanciamento controlado adotado durante a pandemia de covid-19, a partir de março. Neste período, o setor de eventos foi um dos mais prejudicados.

    Neste fim de semana, tradicionalmente em diversas cidades do Brasil e do mundo, milhares de pessoas festejavam ou realizavam manifestações culturais nas ruas e lugares públicos.

    É o caso do Carnaval de Nova Bréscia, um dos eventos mais tradicionais de Carnaval do Vale do Taquari. O Grupo Elevse de Arroio do Meio, promovia o evento há 20 anos. Na última edição, 4,3 mil pessoas prestigiaram a festa. Um público superior ao da população da cidade.

    De acordo com a proprietária da Elevse Cristiane Bruxel, a organização exigia três meses de preparativos, e a festa em si envolvia mais de 100 profissionais entre garçons, músicos, DJs, seguranças e atendimento ao público, gerando emprego e renda para estas famílias.

    Para o grupo Elevse, que completa em março um ano com a empresa de eventos e casa noturna (Sítio Live) fechados, os prejuízos são enormes. Mais de 40 pessoas ficaram sem a renda extra do setor, além dos prestadores de serviço (bebidas, limpeza, divulgação e escritório). “Até agora não tivemos escuta na sociedade, sendo que participamos da economia da cidade e geramos empregos. Nós, como empresa, prestamos conta e trabalhamos sempre nas leis. Sendo que não ajudar o setor gera festas clandestinas, onde não existe segurança, muito menos protocolos contra a covid-19. Entendemos que são necessárias novas adaptações, mas até o momento não foram dadas opções para o nosso setor que está simplesmente um ano parado. Estamos precisando de ajuda”, argumenta.

    Última edição do Carnaval de Nova Bréscia, em 2020, teve mais público que o número de habitantes da cidade
    Empresária do setor de eventos, Cristiane Bruxel avalia que pouco apoio das autoridades ao segmento incentivou festas clandestinas
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.