Familiares, amigos, políticos e líderes regionais lamentaram o falecimento do prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), ocorrido no entardecer de sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital Bruno Born. Conzatti testou positivo para covid-19 no início do mês e, no dia 13, foi internado no hospital de Encantado. Na madrugada do dia 14, sofreu uma queda ao tentar ir para o banheiro, o que causou um sangramento interno na cabeça. Com a necessidade de cirurgia, foi transferido para o Hospital Bruno Born, onde passou por dois procedimentos cirúrgicos em momentos diferentes. No decorrer da semana, a covid-19 agravou, sendo necessária a ventilação mecânica. Na madrugada de sexta-feira um novo sangramento atingiu o cérebro e ele entrou em coma, vindo a óbito no mesmo dia.
O velório foi realizado no Centro Administrativo de Encantado por quatro horas, período em que Adroaldo recebeu inúmeras homenagens. Diversos líderes regionais, amigos políticos e eleitores foram se despedir. Após a celebração religiosa, o caixão percorreu as ruas da cidade em caminhão aberto, ao som da sirene do Corpo de Bombeiros. No cortejo, que durou cerca de duas horas e meia, até o cemitério São Pedro, centenas de pessoas aplaudiam, acenavam, mostravam cartazes e entregavam flores.
Líder comunitário de grande estima, empresário encantadense – administrador do Escritório Conzatti Contabilidade, que neste ano completa 50 anos e fundador da Imobiliária Conzatti, era pai de três filhos: Rogério, Luiz Henrique e Gilson.
Eleito prefeito por quatro mandatos (1983/1988, 1993/1996, 2017/2020 e 2021/2024) e vereador em dois (1973/1976 e 2012/2016), Conzatti era figura conhecida e respeitada na política local e regional. Foi Diretor-presidente da Companhia de Habilitação do Estado (Cohab), com status de secretário estadual (1987), e no período de 2003 a 2006, foi diretor administrativo do Daer, quando também era suplente de deputado federal.
Entre as diversas obras que deixa como legado para Encantado e região, está o monumento do Cristo, que terá 43 metros de altura e será maior do que o do Rio de Janeiro. Sua articulação também foi importante para a conclusão da ligação asfáltica entre Encantado e Capitão, inaugurada no ano passado.
Vice assume
Após o falecimento do prefeito Adroaldo Conzatti, o vice-prefeito eleito, Jonas Calvi tomou posse como novo comandante do município, na tarde de segunda-feira, dia 22. A sessão solene ocorreu na Câmara de Vereadores, momento em que houve o juramento regimental de Jonas.
Um líder regional
O diretor de departamento da prefeitura de Encantado, Klaus Werner Schnack destaca o legado de inovação, empreendedorismo e posicionamentos firmes na gestão pública regional deixados pelo ex-prefeito Adroaldo Conzatti.
Klaus foi vice de Conzatti no Consisa e o sucedeu na presidência, conquistando sua confiança para compor a equipe do governo de Encantado. No convívio, Klaus constatou a cordialidade e experiência que instigava a todos se desafiarem. “Foi um líder regional, suplente na AL-RS, diretor do Daer, garantindo uma interlocução contínua. Ele convivia com as comunidades, não só nas caminhadas e anos eleitorais. Tinha um bom relacionamento e sabia agregar energias para um trabalho voltado ao futuro, com marcas físicas e de conceitos que vão ficar para posteridade. Sabia desafiar gestores e comunidade”.
Agora a meta é dar sequência ao trabalho implementado e apoiar o vice Jonas Calvi, com apoio da comunidade e região, apesar das feridas. “É uma figura que está no coração da população, um jovem com sonhos de continuar empreendendo. Um exemplo para muitos continuarem persistindo, um homem à frente de seu tempo”.
Segundo Schnack, Conzatti sempre teve um apreço especial a Arroio do Meio. Na juventude, residiu em Palmas, mas se integrou com a região como um todo, impulsionado inciativas locais e regionais “Tenho grande respeito e admiração pelo jeito Adroaldo de ser, com obras e metas no dia a dia, do amanhecer ao anoitecer”.
João Batista Gasparotto ex-prefeito de Arroio do Meio – Adroaldo e eu fomos prefeitos na mesma época, de 1983 a 1988. Era um grande amigo, batalhador e bom administrador. Conversava muito com ele. Fui eleito presidente da Amvat e o gostava de trocar ideias com o Adroaldo sobre a região. Eu acreditava no turismo regional e Conzatti apoiava minha ideia. Lembro que fizemos uma viagem com 27 prefeitos da região para conhecer as Cataratas do Iguaçu, Balneário Camboriú, Torres, com o propósito de mostrar para eles que aqui tínhamos potencial para o turismo. Para que nossos prefeitos soubessem como funciona o turismo, que todo mundo ganha, movimenta os restaurantes, os hotéis, tudo. O Conzatti era um homem que gostava de tudo e tinha visão. Tanto que deixa para a região uma das obras mais importantes do turismo, o monumento do Cristo, que é perto da Lagoa da Garibaldi e vai atrair muitos turistas.
Genésio Roque Hofstetter (PSB) ex-prefeito de Travesseiro – Adroaldo Conzatti era um grande amigo que fiz na política. Sempre teve um perfil de liderança. Ele teve um papel muito importante para nós travesseirenses quando, em 2005, sendo diretor do Daer encaminhou os contratos para a conclusão do aterro da ponte entre Travesseiro e Marques de Souza. Ele conhecia mais do que ninguém a realidade dos municípios e continuava muito atuante nas entidades como Consisa e Amvat, sempre colaborando com novas ideias e projetos. Acredito que perdemos um grande líder, uma referência. Uma pessoa que administrou muito bem Encantado em quatro oportunidades, formou grandes amizades e deixou um legado incrível. Vamos sentir essa perda por muito tempo.
Jari Hunhoff (PSDB) prefeito de Capitão – O prefeito Adroaldo teve um destaque na região, uma pessoa com espírito político e empreendedor. Ele conhecia muito bem o seu município, sabia das necessidades de cada um e trabalhava para a atendê-las da melhor forma possível. Em Capitão, somos muito gratos a todo empenho dele e sua equipe, que lutaram pela ligação asfáltica por Linha Argola, considerada até hoje uma das maiores obras de nosso município.
Paulo Cesar Scheidt (MDB) ex-prefeito (2017-2020) e atual secretário de Obras de Capitão – Conheci o prefeito Adroaldo em 2017. Estávamos em uma reunião na sede do Daer em Porto Alegre encaminhando ao Governo do Estado o projeto de asfaltamento entre Capitão e Encantado por Linha Argola, que foi inaugurado três anos depois. Ele sempre foi um grande líder e referência política no Vale do Taquari, será exemplo para as novas lideranças que estão ingressando na política. Sem dúvidas, é uma grande perda para todos nós, ele era muito respeitado por tudo que fez por Encantado, pelas grandes obras que concluiu e por toda a trajetória que teve.


