Depois de semanas de aceleração brusca nos casos ativos de covid-19, os números sinalizam para a estabilização e leve decadência. Na quarta-feira, o boletim da secretaria de Saúde, de Arroio do Meio, apontava 261 casos ativos e 78 pessoas aguardando o resultado do teste. Números bem menores se comparados há duas semanas. No dia 11, por exemplo, eram 376 casos ativos e 159 exames coletados aguardando confirmação.
No Centro de Atendimento covid-19, instalado na ESF de Bela Vista em 23 de fevereiro, a busca por consultas e testes também vem apresentando recuo, se comparada com as primeiras semanas do mês. A informação é do secretário municipal de Saúde, Gustavo Kasper. A tendência é de que, aos poucos, o número de internações hospitalares também reduza, desafogando o sistema de saúde. Contudo, é importante que todos mantenham as medidas de prevenção e sigam com os cuidados necessários.
A partir do momento que a situação estiver mais estável, o município deve voltar ao horário comercial no Centro de Atendimento Covid-19, suspendendo o atendimento aos fins de semana e até às 20h de segunda a sexta-feira. Isso só vai ocorrer quando, na avaliação da secretaria, o Hospital São José (HSJ) tiver condições de atender a esta demanda.
Gustavo diz que o quadro ainda é preocupante, visto o número de internados no HSJ e a falta de leitos de UTI. O município acompanha de perto a situação do HSJ e autorizou a contratação de três médicos anestesistas para que fosse montada uma estrutura emergencial para atendimento dos casos críticos que aguardam por leito de UTI, com intubação no próprio hospital. “Um suporte financeiro que salvou muitas vidas”, ressalta.
Quanto ao chamado tratamento precoce, o secretário reforça que cada profissional médico tem liberdade para adotar a medicação que achar a mais eficaz.
Vacinação segue
Com mais doses sendo disponibilizadas, Arroio do Meio avança na vacinação contra a covid-19. Além dos idosos, nesta semana foram vacinados grupos prioritários, conforme estabelece a secretaria de Saúde do Estado, que incluiu profissionais liberais de saúde, quilombolas e detentos. A expectativa, segundo Gustavo, é de que antes da segunda quinzena de abril o município tenha vacinado toda a faixa etária dos 60 anos.
Hoje ocorre mais uma etapa de vacinação, na Rua Coberta, das 8h às 10h30min. Desta vez a imunização abrange os maiores de 69 anos e a aplicação da segunda dose para maiores de 83 anos, que receberam a primeira dose da vacina no dia 26 de fevereiro.
A Secretaria de Saúde lembra que a vacinação ocorre em formato drive thru, para que as pessoas estejam seguras e confortáveis dentro de seus carros. Para aqueles que não têm veículo e não conseguirem nenhum acompanhante para o transporte, a recomendação é que compareçam no local a partir das 10h.
Para vacinar é obrigatório o uso de máscara, documento de identificação com CPF e a carteirinha de vacinação.
Saiba mais
Doses recebidas – 3341
Doses aplicadas – 2836
Coronavac/Sinovac – 2380
Astrazeneca – 456
1ª Dose – 2327 vacinados
2ª Dose – 509 vacinados
Vacinados por sexo: 1831 mulheres
e 1005 homens
Faixas etárias com maior número de vacinados: 738 com mais de 80 anos, 472 de 75 a 79 anos e 653 de 70 a 74 anos.
Dados obtidos no site Localiza SUS. Números coletados ontem de manhã.

