Entre os dias 22 e 26 de abril Arroio do Meio teve como prefeita, a vice Adriana Celestina Meneghini Lermen (PDT), que assumiu no lugar de Danilo José Bruxel (PP), que pediu afastamento não remunerado, para tratar de assuntos particulares.
Adriana buscou dar continuidade ao trabalho do Executivo, coordenando a reunião dos secretários, decisões em torno da segunda dose das vacinas na Saúde e do retorno das atividades escolares na Educação. Também representou o município na reunião virtual da Amvat.
Ela destaca que mesmo enquanto vice, sua atuação no governo é muito próxima da gestão e não descentralizada. Participa de 90% dos encontros e decisões de governo, a não ser quando desempenha atividades paralelas. “Claro que tenho uma aproximação maior com a Educação, mas é importante manter uma linha de trabalho e estar a par de tudo, para estarmos em sintonia das demandas e lidar com imprevistos com tranquilidade, pois estamos diante de uma pandemia”.
Adriana se considera uma mulher política por essência, e faz questão se envolver nas pequenas coisas importantes na gestão pública, desde o acolhimento comunitário, até compreensão de assuntos mais delicados. “A política precisa ser feita pelo bem e não para descontruir. A retomada dos debates é bastante positiva. É preciso motivar e não achar empecilhos”.
A vice-prefeita considera a participação do PDT muito tranquila e atuante na gestão, e a relação entre as siglas muito positiva. “Estamos sendo ouvidos. A visão política diferente em alguns pontos de vista, congrega, faz crescer”. O PDT tem a chefia das secretarias de Administração, Obras e Educação, mas correligionários e militantes estão presentes em todas as outras pastas.
Um dos desafios tem sido tomar decisões em âmbito municipal, em meio a um conflito jurídico e ideológico entre instituições estaduais e federais. “É muito difícil adotar uma linha específica de trabalho. É preciso cautela. Não adianta dar muitos passos à frente, senão, é preciso voltar atrás”.
A pedetista destaca o desempenho da secretaria de Obras, que tem realizado um belo trabalho na melhoria de estradas e acessos a propriedades. Assim como o da secretaria da Agricultura, que além do fechamento de mais de mil silos, está contornando problemas antigos no abastecimento de água potável. “É um trabalho que ninguém vê, mas tem muito valor para os contribuintes”.
Outro destaque são as sete pavimentações executadas neste governo e a conclusão de uma obra do governo anterior. O início do asfaltamento da rua Dom Pedro II e a projeção de 1,2 km em direção a Capitão, com ou sem parceria com o Daer. “A ideia é trabalhar nos quatro anos. Também temos feito reformas, como na Emef Afonso Celso e manutenção. É importante atender bem as questões de pequeno porte. Em obras maiores é preciso analisar bem o que é prioridade”.
Também comentou a obra do Cristo Protetor, e da importância de qualificar ainda mais turismo local. “Estamos na rota de passagem. O Cristo é a cereja, mas o bolo tem ornamentações e recheio que podem ficar em Arroio do Meio. Não podemos perder espaço para a Serra Gaúcha. Nenhum setor será esquecido, assim que possível algumas discussões serão retomadas, não vamos deixar nada morrer”.
Por fim, Adriana falou da preocupação com a saúde mental da sociedade local, e da necessidade de políticas públicas ainda mais aprimoradas, por meio da valorização da ala psiquiátrica do Hospital São José e parcerias com outras instituições como a Univates.