NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    EU VI O PRESIDENTE

    24 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Construção de nova ponte será abordada pela Amvat
    Geral

    Construção de nova ponte será abordada pela Amvat

    adminBy admin1 de abril de 2021Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A construção de novas pontes sobre o rio Taquari será o principal assunto a ser discutido na próxima assembleia virtual da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), que ocorre no dia 8. O encontro terá a participação virtual do secretário estadual de Transportes, Juvir Costella e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. A convite do presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, eles vão debater com os prefeitos do Vale, possibilidades de investimento em estradas e projetos de infraestrutura de transporte para a região.
    A pauta ganhou peso após o acidente que comprometeu a estrutura da ponte no Km 350 da BR-386 sobre o Arroio Boa Vista, em Estrela, que levou motoristas a enfrentarem congestionamentos e desvios. A situação também já foi debatida na última reunião da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), realizada no dia 22 de março.
    O presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, avalia que a construção de uma nova ponte será uma forma de alavancar a economia. Porém, ainda não foi decidido qual o melhor local para a nova estrutura. No momento, há três propostas de local para a futura construção: uma ponte ligando Cruzeiro do Sul e Estrela, aproveitando a Trans Santa Rita; entre o Porto de Estrela e o Arroio Boa Vista, próximo à ponte já existente na BR-386 e a terceira opção ligaria o bairro São Caetano, em Arroio do Meio, ao município de Colinas, opção que ajudaria a desafogar o fluxo de veículos na ERS-130 e serviria como rota opcional de ligação para a Serra Gaúcha, via Colinas e Imigrante. Devido às cheias nestas várzeas, também foi avaliada uma ponte entre a Barra do Forqueta e Estrela.
    “A Região começou a discussão de forma errada. A participação da Amvat é fundamental, pois são os políticos que buscam os recursos”, frisa o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. Além da ponte sobre o rio Taquari, e da duplicação da ERS-130, o prefeito pretende fazer uma parceria com Lajeado para construção de uma nova ponte entre os dois municípios ao lado da Ponte de Ferro, que não recebe rodagem de veículos pesados e passará apenas a ter finalidade turística. “É uma maneira de desafogar a ERS-130”.

    Mobilidade e integração regional

    Para o empresário do setor imobiliário, João Carlos Hilgert, que também preside a Associação dos Profissionais e Empresas da Construção Civil, Setor Imobiliário e afins de Arroio do Meio (Apreciam), priorizar uma terceira ponte entre Lajeado e Estrela é um erro. Ele destaca que, desde o passado, as primeiras vias de mobilidade foram os rios e, depois, as estradas nas suas margens e, na sequência, travessias com balsas, proporcionando uma integração entre as vilas, picadas e comunidades da Região, fundamentais para seu desenvolvimento.
    “No passado estávamos bem melhor servidos dentro da realidade daquela época. E analisando a Região como um todo, antes de uma ponte entre Lajeado e Estrela, precisamos de outras quatro distribuídas entre Roca Sales e Mariante. Também não precisamos da duplicação da ERS-130 e sim primeiro concluir a ERS-129. E com uma ponte entre Arroio do Meio até Colinas, o trajeto até Teutônia vai diminuir 15 km. Até para quem sair de Lajeado, chegará antes a Imigrante. Hoje cada município pensa para si. Mas o Vale precisa de mobilidade mais integrada”, defende.
    Engenheiro de pontes se dispõe a ajudar

    O engenheiro de pontes Hildo Artur Mourão da Silva, 67 anos, aposentado de carreira do Daer e com longa atuação na Superintendência de Lajeado, comentou os critérios para construção de uma nova ponte. Além de todas as pontes do Daer, nas férias e licenças prêmios, Mourão desenvolveu pontes para o Dnit e municípios, ultrapassando a marca de 100 pontes em todo o Brasil. “Nunca tirei férias. Sou bom em projetar pontes e gosto disso. Na minha carreira fiz pontes quase impossíveis”, declarou.
    Em âmbito estadual, o grande destaque vai para a nova ponte sobre o Rio Jacuí entre Porto Alegre e Guaíba e, no Vale do Taquari para a ponte entre Travesseiro e Marques de Souza. “Antes do início da construção, fui muito questionado sobre a altura, que era vista como exagerada. Entre os cálculos estava incluso o maior volume de chuvas em mil anos. Pouco tempo depois da inauguração, ocorreu uma enchente histórica e o nível do rio ficou 1,5m abaixo da viga inferior”, relembrou.
    Mourão explicou que a engenharia de pontes alia física, matemática e economia, geralmente procurando o menor custo possível, com garantia. “O tabuleiro da ponte não é preso à viga, nem a viga aos pilares. Isso evita ‘impactos’ com as diferentes dilatações. Dependendo da localização da ponte, largura do rio e altura da margem, é preciso considerar o maior volume de chuvas para 100, 500 ou 1000 anos. Além do volume de chuvas é necessário estudo de baiximetria, que é o desenho da parte de baixo do rio. Diferentemente de obras civis e estradas, uma ponte é uma obra única, como uma peça de alfaiate, precisa ter garantia vitalícia. A única coisa que não pode ser prevista são intervenções feitas pelo homem no leito do rio, como barragens para irrigação ou eletrificação, que tendem a elevar a onda da cheia. Um dos motivos que provocou a queda da ponte entre Agudo e Dona Francisca”, esclarece.
    O engenheiro dispõe de um software exclusivo para projeção de pontes e não descarta elaborar o projeto quase de graça, tendo apenas os custos ressarcidos. “Estou enjoado da aposentadoria e para mim projetar uma ponte é fácil como tomar refrigerante”.

    Infraestrutura viária e elétrica

    A participação do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella na próxima assembleia da Amvat, foi confirmada no início da semana, durante videoconferência realizada com prefeitos da região e lideranças estaduais, intermediada pela Casa Civil, para tratar de demandas regionais relacionadas à infraestrutura viária.
    A reunião virtual realizada nessa segunda-feira contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, Juvir Costella, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino; o deputado federal Lucas Redecker e o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup. Do Vale, participaram o presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, e os prefeitos Germano Steffens (Imigrante), Sandro Herrmann (Colinas) e João Schäfer (Estrela).
    Além da possibilidade de um estudo de viabilidade para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, os prefeitos solicitaram auxílio na manutenção das estradas que estão sendo utilizadas como rotas alternativas enquanto a estrutura sobre o Arroio Boa Vista está sendo reconstruída. Da mesma forma, reivindicaram ao Estado que intervenha junto à CCR Via Sul, concessionária da rodovia, para que agilize a obra de reconstrução da estrutura danificada.

    Energia elétrica

    Kohlrausch também participou de videoconferência, na terça-feira, com o consultor de Negócios da RGE, Umberto Santana, para tratar sobre o plano de atuação da concessionária de energia para o Vale do Taquari, que deve ser apresentado aos prefeitos da região numa assembleia da Amvat no fim de abril.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades do município foram homenageados na noite de segunda-feira,…

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    EU VI O PRESIDENTE

    24 de outubro de 2025

    VIDA E ESPERANÇA

    24 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    EU VI O PRESIDENTE

    24 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento marca o Dia da Liderança Comunitária e valoriza o trabalho voluntário

    24 de outubro de 2025

    Arroio do Meio e Estado firmam termo de cooperação para construção de 70 moradias

    24 de outubro de 2025

    EU VI O PRESIDENTE

    24 de outubro de 2025

    VIDA E ESPERANÇA

    24 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.