Depois de mais de dois meses, Arroio do Meio voltou a registrar menos de 50 casos ativos de covid-19. Nos boletins divulgados na terça e quarta-feira, eram 43 pessoas diagnosticadas com a doença. A última vez que o município registrou menos de 50 casos ativos foi em 10 de fevereiro, com 45 casos e nove óbitos. Naquele mês o município viveu uma escalada progressiva da doença, que, pelos boletins diários da secretaria de Saúde, chegou no ápice, em 12 de março, quando havia 388 pessoas em isolamento domiciliar, 10 internações no HJS, dois pacientes em estado crítico aguardando UTI e mais seis internados em UTI. Na data eram 14 óbitos, número que disparou, chegando a 30 na semana passada.
O quadro começou a melhorar em meados de abril, quando os boletins passaram a informar números menos expressivos de pessoas em isolamento domiciliar. O número de pacientes que aguardam resultado do exame segue a mesma tendência de queda, o que pode representar a estabilização do quadro. No entanto, cuidados como o uso da máscara, a não aglomeração, a higiene constante das mãos com sabão ou álcool em gel, devem permanecer a fim de que não se tenha novamente o agravamento da situação com uma sobrecarga do sistema de saúde e vidas perdidas.
Vacinas
Ontem pela manhã a secretaria de Saúde de Arroio do Meio não tinha a previsão de novas etapas de vacinação, primeira dose. Isto porque não havia sinalização de entrega de novo lote de vacinas por parte da Secretaria Estadual de Saúde.
A aplicação da segunda dose, no entanto, está confirmada para hoje a quem fez a primeira aplicação em 24 de março. A vacinação ocorre na Rua de Eventos, das 8h às 10h30min, em forma de drive thru. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação e documento que conste o número do CPF. O uso de máscara é obrigatório.

