O conglomerado de empresas situado no km 79 da ERS-130, nas imediações do cruzamento com a rua Dom Pedro II, em Arroio do Meio, em parceria com o poder público – gestão anterior e a atual – está investindo em melhorias na acessibilidade e mobilidade urbana. A tendência é de que o espaço conhecido pelo trânsito conturbado se transforme num novo polo de negócios e de encontros ao longo da ERS-130.
Um dos líderes do movimento, o empresário Paulo Weizenmann, diretor da Júlia Calçados, avalia que além da melhoria na segurança viária, todo o entorno ficará mais valorizado e passará a ser uma referência na ERS-130. Além da Júlia Calçados, participam do investimento as empresas Hidroquim, Supermercado Dália, Escritório de Contabilidade Angélton, Neivan Participações Societárias Ltda, Decorpedras e família Hollmann.
Weizenmann revela que as obras atendem uma orientação da EGR, após a tentativa da Neivan Participações Societárias Ltda viabilizar um acesso em um posto de combustível que está em construção desde novembro de 2019. Em avaliação técnica, foi cobrada a execução de um trevo estendido que contemplasse todas as empresas dos dois lados da rodovia, a travessia da Dom Pedro II e a Juscelino Kubitschek, atendendo também o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. “As melhorias não beneficiam somente os motoristas da rodovia e do bairro, mas todos que circulam entre o Centro, e os bairros Dona Rita, Arroio Grande e Bela Vista”, aponta o empresário.
Até o momento a prefeitura ajudou com a terraplanagem e as empresas estão bancando parte da pavimentação do lado direito no sentido Lajeado/Encantado. Naquele lado a rua também será alargada e implicará na remoção de parte do barranco do estacionamento do Supermercado Dália. Do lado oposto está prevista uma intervenção junto ao barranco da JM Bruxel, que também facilitará a acessibilidade à parte alta do bairro Dom Pedro II. “É uma obra para o futuro. Vai transformar as imediações num polo diferenciado na ERS-130, inclusive socialmente. Hoje, as pessoas, entre elas muitos jovens, estão frequentando a rótula de acesso à cidade. Este novo local será mais amplo e interessante”, afirma Paulo.
Na concepção de Weizenmann, esperar que todo o aporte de projetos e estrutura seja executado pelo poder público é um equívoco, uma vez que os primeiros beneficiados são as empresas. Segundo ele, os poucos espaços estruturados nas imediações de rodovias são investimentos particulares.
Conforme Paulo, os coordenadores do Planejamento, Carlos Rafael Black, da Indústria Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schweizer e o secretário de Obras Darci Hergessel têm sido muito solícitos à mobilização dos estabelecimentos. Também está projetada substituição das paradas de ônibus. “Há um ânimo coletivo. Todos vão investir mais no layout, fachadas e paisagismo de seus estabelecimentos”.
ENGENHEIRO CONFIRMA MELHORIAS NA ACESSIBILIDADE E DETALHA ASFALTAMENTO
Na manhã de terça-feira, o secretário de Obras Darci Hergessel recebeu a equipe da RM Projetos e Serviços Técnicos, que desenvolverá o projeto de asfaltamento da parte alta da rua Dom Pedro II, juntamente com a equipe técnica da prefeitura.
O responsável Roque Müller revelou que além do asfaltamento, também serão promovidas melhorias no trevo e criado mais um acesso para quem vem de Encantado, um pouco antes da JM Bruxel. “Vamos confinar melhor o fluxo para garantir mais segurança e regramento na travessia. Está muito aberto e livre, o que gera uma confusão”.
O asfaltamento será feito da faixa de domínio para cima, até as imediações da família Verruck, totalizando um quilômetro. Nesta semana estão sendo traçadas as delimitações para terraplanagem e drenagem. “Vamos tentar o mínimo de impactos nos imóveis, buscando agradar os moradores. Diferentemente de áreas rurais, onde é possível elevar o nível da pista, a via está numa área urbana com muitas construções. Obviamente que é inevitável agradar a todos, mas seremos os mais sutis possível”, garantiu Müller.
O pavimento terá sete metros de largura e a terraplanagem 12 metros de largura. A tendência é de que a base seja feita com máquinas próprias e o município apenas contrate a capa asfáltica. O projeto ainda contempla 940 metros até a intercessão com a ERS-482 em Dona Rita, que serão asfaltados num outro momento.
Após esse trecho da Dom Pedro II, as máquinas irão preparar a base para continuidade de asfaltamento da ERS-482, em Arroio Grande, que deverá receber um quilômetro de asfalto. Também está previsto o início do asfaltamento da rua Érico Veríssimo, no bairro Medianeira, da ERS-130 até o salão comunitário.
PAVIMENTAÇÕES ASSOCIATIVAS
Além dos asfaltamentos, a secretaria de Obras tem se empenhado em pavimentação associativas que beneficiam inúmeros moradores.
Seis obras, sendo quatro delas praticamente concluídas, estão em andamento pelo modelo associativo, que prevê o custeio da obra – material, contratação da empresa e mão de obra – por parte dos moradores. Por sua vez, a prefeitura elabora o projeto de engenharia, disponibiliza maquinário para execução dos serviços de drenagem, terraplanagem e patrolamento da via, além de acompanhar e fiscalizar o andamento da obra.
O prefeito Danilo Bruxel, a vice Adriana Meneghini Lermen e o secretário de Obras, Darci Hergessel, foram conferir na quinta-feira, dia 8, o trabalho realizado na rua Olavo Bertholdo Trasel, no bairro Rui Barbosa e na rua Almiro Gerhardt, em São Caetano.
Na Olavo Bertholdo Trasel a colocação das pedras de basalto iniciou na semana passada. Serão 102 metros de extensão pavimentados, beneficiando seis lotes e uma área verde, que é de responsabilidade do município.
Também no bairro Rui Barbosa, a rua São Martinho será a próxima a ser pavimentada. Serão nove lotes beneficiados em 84 metros de extensão. Já na rua Almiro Gerhardt, no bairro São Caetano, a obra foi concluída na sexta-feira. Foram 153 metros de extensão pavimentados, beneficiando 14 lotes.
Desde o início do ano, outras ruas foram calçadas e estão totalmente finalizadas. Na rua Arnildo Gerhardt, no bairro São Caetano, foram 208 metros de extensão pavimentados e 24 lotes beneficiados. No bairro Aimoré, a rua Sergipe teve 88 metros de extensão pavimentados com cinco lotes beneficiados. Já na rua Olavo Bilac, em Bela Vista, foram cinco lotes contemplados em 58 metros de extensão.





