Vitória de 2 x 1 no primeiro jogo dá vantagem ao Grêmio de jogar pelo empate
O Campeonato Gaúcho de 2021, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol, realizou no domingo a primeira partida da final reunindo Grêmio e Inter. A primeira final, que aconteceu no estádio Beira-Rio, terminou com vitória de virada do Grêmio por 2 x 1. O Inter começou bem na partida de domingo largando na frente no marcador, com gol de Thiago Galhardo antes dos 26min do primeiro tempo. Ainda no primeiro tempo as duas equipes tiveram oportunidades de gol, em partida que teve grande movimentação. A reação gremista veio no segundo tempo com gols de Diego Souza, aos 14min e Ricardinho, aos 43min. O Inter ainda teve uma oportunidade de gol no último lance da partida com bola no travessão e depois defendida pelo goleiro Breno, do Grêmio.
No final da partida, já nos vestiários, enquanto que o Grêmio comemorava a vitória e a vantagem para o segundo Grenal, no Inter o resultado foi debatido e questionado e com direito a indignação e desabafo por parte de jogadores. Para muitos torcedores o resultado foi decepcionante. Não faltaram apontamentos de erros e fragilidades na escalação da equipe e na forma do time jogar quando ainda estava com placar a seu favor.
A decisão do título acontece domingo com a realização da segunda partida da final na Arena do Grêmio com início às 16 horas. Para o Grêmio ser campeão basta um empate. Já o Inter precisa vencer com diferença de dois gols para ser campeão nos 90 minutos ou vitória com diferença de um gol que leva a decisão para os pênaltis. O Inter está sem ganhar um Gauchão desde 2016, enquanto que o Grêmio busca o tetracampeonato.
Na história dos grenais, este será o clássico de número 431. O Inter leva vantagem com 157 vitórias contra 138 do Grêmio, mais 136 empates. No campeonato de 2021, os números apresentam favoritismo para o Grêmio que disputou 14 partidas com 10 vitórias, três empates e uma derrota. Seu ataque marcou 29 gols e a defesa sofreu 11 gols. O Inter também disputou 14 partidas com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas. O ataque marcou 29 gols e a defesa sofreu 13 gols.