O departamento de meio ambiente da Certel Energia realizou, recentemente, a doação de 300 mudas de árvores para o projeto Passeios na Colônia, que irá fazer o plantio durante as caminhadas que realiza pela região. Entre as espécies estão açoita-cavalo, canafístula, ipê-roxo, pau-ferro, ingá-feijão e chal-chal. As mudas encontram-se guardadas no parque de máquinas da prefeitura de Marques de Souza, também parceira da iniciativa, sendo regadas diariamente pelos funcionários.
“Deixamos, além de nossas pegadas pelas estradas, árvores plantadas, uma marca que as futuras gerações poderão usufruir. E, para isso, o apoio da Certel Energia e o poder público são fundamentais para a concretização desse projeto permanente”, comenta o coordenador do Passeios na Colônia, Alício de Assunção.
O prefeito Fábio Mertz também destaca a importância da parceria. “Isso é muito importante para fomentar a ideia da preservação da natureza. Temos um interior muito mais reflorestado que no passado. Essa ideia tem que seguir com a intenção de mostrar as belezas naturais e, ao mesmo tempo, demonstrar nossa preocupação com o meio ambiente”.
Criado em 2011 no distrito de Tamanduá, em Marques de Souza, o Passeios na Colônia já plantou 1.400 árvores durante 183 caminhadas realizadas em 67 municípios gaúchos. O coordenador de meio ambiente da Certel Energia, Ricardo Jasper, destaca a parceira da empresa. “Realizamos e apoiamos campanhas de educação ambiental desde 1985. A partir da implantação de seu viveiro de mudas a empresa pode disponibilizar para comunidades e entidades que desenvolvem projetos ambientais e não seria diferente com o Passeios na Colônia, constituídas por pessoas imbuídas com a preservação ambiental. O grupo está de parabéns e a Certel será sempre parceira nessas iniciativas”.