O técnico judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Fabricio Wilsmann, 45 anos, morador de São Caetano, Arroio do Meio, não resistiu a um grave acidente de trânsito ocorrido às 14h de sábado, dia 1º, na ERS-130, imediações da ArteCrem, na Barra do Forqueta. Ele seguia no sentido Arroio do Meio/Lajeado, quando teve a frente obstruída por uma pick-up Montana que tentava atravessar a pista. Fabrício foi socorrido por um caminhoneiro e outras pessoas próximas, após alguns passarem por ele e ignorar a situação.
Conforme familiares, o Samu levou mais de uma hora para chegar ao local do acidente. Fabrício relatava muita dor e falta de ar. Chegando ao hospital, constatou-se que estava com politraumatismos. Apesar da luta pela vida, faleceu no domingo e foi sepultado no Cemitério Luterano de Bela Vista na segunda-feira.
Fabricio deixa a esposa Alessandra Martins Wilsmann, que conheceu na 6ª série do Ensino Fundamental. Deixa também o filho Victor Hugo, de 13 anos. Fabrício era um dos filhos dos conhecidos Delmar Wilsmann (in memorian) e Erta Auler, 77 anos, que foram ecônomos do antigo Clube Aliança.
Conforme familiares, em dias bonitos Fabrício costumava a dar um passeio de motocicleta. Ele integrava um moto-clube mas sempre foi consciente sobre os riscos de andar e pilotar uma motocicleta. “Comentávamos que mais ele limpava, polia a moto do que propriamente andava com ela”, revela a irmã Fabrina Wilssmann Severo. Ela complementa que Fabrício era um marido dedicado, um pai amoroso e um irmão protetor. Desde muito cedo ele se dedicou aos estudos. Ainda no Fundamental, tirava somente boas notas (nunca abaixo de 85) e, apesar de ser uma pessoa de origem humilde, formou-se em Direito. Tirou o primeiro lugar no concurso para servidor público federal da Justiça do Trabalho, profissão que exercia com muita dedicação.
“Gostaríamos que a justiça fosse feita, não no sentido de vingança, mas lutaremos pelos meios legais, para que as circunstâncias do acidente sejam esclarecidas por meio das imagens das câmeras de vigilância e os culpados responsabilizados. Queremos que seja um exemplo para que não aconteça com outras famílias, para que outros filhos não fiquem sem pai, e para que outras mães não chorem a perda de seus filhos. Nem sabemos como será esse Dia das Mães. Estamos muito consternados, chocados com tamanha violência. Foi ceifado o nosso herói, o menino lindo de olhos azuis, que sempre foi tão dedicado, e que sempre foi tão justo, e que como não poderia ser, nasceu em 8 de dezembro, dia da justiça”, desabafa a irmã.
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do servidor Fabricio, que atuava como assistente do juiz do Trabalho substituto Osvaldo Antonio da Silva Stocher.
Natural de Arroio do Meio, Wilsmann ingressou no quadro do TRT-RS em 19 de abril de 2004. Trabalhou na VT de Montenegro (2004-2007), na VT de Estrela (2007-2013), quando a unidade era Vara única, e, depois, na 2ª VT de Estrela (2013-2017), após a instalação desta. A partir de 16 de maio de 2017, passou a atuar como assistente do juiz Osvaldo Stocher, na jurisdição do Foro Trabalhista de Estrela.