A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, realizada quarta-feira, foi a mais tranquila da legislatura até o momento. Mesmo assim, manteve o bom nível de discussões e propostas. Nenhum projeto de lei esteve em pauta.
Entre os assuntos abordados, o número de cães abandonados e também mantidos em muitas residências do perímetro urbano; o retorno das atividades presenciais na Educação e as tratativas entre o Executivo e Comunidade Evangélica São Paulo, para a implantação de uma Escola Infantil no prédio da Escola São Paulo, o que deverá zerar a fila de espera; a necessidade da volta de alguma modalidade para aumentar a rotatividade dos veículos nas vagas de estacionamento na área central, principalmente em função da volta às aulas e o aumento da movimentação no comércio local; a futura construção da calçada de passeio entre os bairros Bela Vista e Rui Barbosa; elogios ao Centro de Lazer Arroio Grande pela abertura do kartódromo; e felicitações pelo Dia das Mães.
APARELHAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA – Paulo Roberto Heck (MDB) destacou avanços viabilizados pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), implantado pelo Governo do Estado e que no município teve aporte da Cooperativa Vale Log em R$ 154 mil para aquisição de uma nova viatura para a BM. Trata-se de uma Renault Duster semiblindada. Heck frisou que, certamente, o investimento vai trazer mais segurança ao município. Assinalou que atualmente há déficit de soldados e a frota de veículos possui entre 10 e 13 anos de uso. Assinalou que o Programa consiste em empresas destinarem parte do percentual do seu imposto diretamente para o aparelhamento da BM, e que pode ser destinado para o policiamento local. Sugere que outras empresas também tomem tal iniciativa. Ao final, elogiou as obras do programa Passo à Frente, na rua Dom Pedro II e parabenizou todas as mães pela passagem do seu dia.
ABANDONO DE ANIMAIS – Vanderlei Majolo (PP) lamentou o episódio ocorrido na cidade de Saudades, no Estado de Santa Catarina. “As pessoas estão perguntando como está a segurança de nossas escolas. Quero acreditar que temos uma boa segurança, mas é sempre interessante que isso nos preocupe”. Majolo também repercutiu muitas reclamações a respeito da quantidade de animais no município. Frisou que seria pertinente ter um mapeamento dos animais que existem e criar regras. “Há casas com excesso de animais”. Disse ter informações de que há uma lei maior a qual prevê que cada propriedade pode ter até sete. “Mas seria bom começar um programa de conscientização para que não haja mais o excesso. Isso também é um problema de saúde pública, pois acaba recaindo sobre o Executivo”. Em aparte, o vereador Roque Haas, o Rocha (PP), concordou que deveria ter uma maior fiscalização e conscientização. Adiles Meyer (MDB) lembrou da quantidade de cachorros abandonados, que também seria um grande volume. Maria Helena Matte (MDB) destacou o grande número de animais na Área de Lazer Perola do Vale e o abandono por toda a cidade. Sugeriu ampliar o projeto de castração. Nelson Paulo Backes (PDT) pontuou que na rua Bela Vista são 30 ou 40 cães soltos principalmente à noite. Observou ser necessário algo mais incisivo. Complementando, Vanderlei Majolo sugeriu coragem do Poder Legislativo para criação de uma Lei, limitando o número de animais por propriedade.
RETORNO DA EDUCAÇÃO – José Elton Lorscheiter, o Pantera (PP) comemorou a volta das aulas presenciais. Observou que está no sistema de 50%, mas torce para que não haja retrocesso. Sugeriu para que os pais também orientem as crianças quanto a importância de seguir os protocolos de cuidados necessários diante do coronavírus. “Com os cuidados, aliados com a vacina, em alguns meses isso será vencido”. Ainda no que diz respeito à educação, observou que no início do ano havia uma fila de cerca de 150 crianças esperando por vagas na Educação Infantil e que, com algumas ampliações, a fila foi reduzida para 88. Fila esta que, segundo o vereador, pode ser acompanhada no site da secretaria da Educação. “A Administração está preocupada em sanar esse problema. O Município deve implantar uma Escola Infantil na Escola São Paulo, no Centro da cidade, para sanar as vagas”. Pantera também agradeceu o serviço da empresa de limpeza que ganhou a licitação, o qual está ficando bom e parabenizou o serviço do Departamento de Serviços Urbanos.
ECEI NA ESCOLA SÃO PAULO E ENXUGAMENTO TRIBUTÁRIO – Nelson Paulo Backes (PDT) também enfatizou o acerto que está sendo efetivado para a implantação da Educação Infantil na Escola São Paulo. “Na próxima semana ocorrerá encontro para alinhavar. Será a notícia do ano. De zerar a fila de espera. Torço para que tudo dê certo”. O vereador também abordou as movimentações a respeito da reforma tributária, que ocorrem a nível federal. “Muito importante que ocorra o enxugamento do pagamento de impostos. Atualmente temos tantos pagamentos que faltam até siglas”. Em contraponto o vereador, como professor, se disse magoado pela alta taxa que prevalece sobre a venda de livros. “Já somos um país onde se lê pouco e assim só piora”.
TRÂNSITO E PARADAS DE ÔNIBUS – Adiles Meyer (MDB) destacou os seus requerimentos: uma faixa de segurança nas imediações do mercado Arroio-meense, e a reavaliação de todas as demarcações do estacionamento no Centro. Ainda, sugeriu colocar em prática a nova modalidade do estacionamento rotativo pretendida pelo Município. “Isso irá melhorar a mobilidade urbana”. Também fez um alerta aos ciclistas que estão descendo pela contramão da rua Dr. João Carlos Machado. Considerando o retorno do fluxo de automóveis, sugeriu uma elevada na rua Júlio de Castilhos com a Bento Gonçalves.
Adiles ainda trouxe solicitações da suplente Ângela Friederich: acostamento na rua Artur Schroeder; e a cobertura na parada de ônibus em frente à padaria São Caetano. Acrescentou que vários pais se manifestaram favoráveis ao fechamento das laterais dos abrigos que têm somente o telhado.
OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO – Marcelo Schneider (MDB) cobrou a pintura das faixas de segurança, tendo em vista que algumas estão bastante apagadas. Também pediu a implantação de um gradil nas imediações da pracinha, próximo da loja Via Esportes, fazendo com que as pessoas atravessem a rua na faixa de segurança. Ainda, frisou que no dia 28 foi a Encantado em um evento da Secretaria do Desenvolvimento, que tem a frente Edson Brum (MDB), que apresentou algumas oportunidades que estão abertas para todos os municípios. “O governo está oferecendo créditos junto ao BRDE e Badesul, bancos que acabam emprestando dinheiro com juros diferenciados. Seria importante que a secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, trouxesse esses profissionais para discutir novas possibilidades junto com nossos empreendedores”. Schneider também falou a respeito do estacionamento rotativo. Disse que com os dias de chuva e as aulas voltando, não é mais possível esperar. “Não há lugar para estacionar no Centro”.
CONCIENTIZAÇÃO COMUNITÁRIA EM TORNO DOS ANIMAIS – Alessandra Brod (PP) – Agradeceu a oportunidade de representar a Câmara de Vereadores em evento promovido pela Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). Também frisou a importância de tal evento. Ainda, disse estar estudando várias partes da Lei Animal, visando a elaboração de uma proposição para ser discutida. Enalteceu a importância da Apaam, a qual precisa do apoio de todos. “Há necessidade de mais voluntários para ajudar”. Também sugeriu a iniciativa do programa chamado “Cachorro Comunitário”, que já existe em outros locais, o qual consiste na adoção comunitária de animais para a castração. “É uma questão de empatia. O abandono de animais está muito forte”. Questionou o que cada um faz para auxiliar, pois “é muito fácil criticar”. Pontuou que a prefeitura gasta em torno de R$ 78 mil por ano em castração, o que não está sendo suficiente. A vereadora também falou da volta às aulas, frisando que algumas famílias optaram por ficar com seus filhos em casa, e que seguem recebendo as atividades pedagógicas. Deu ênfase ao novo programa de Governo, Saúde na Escola, com o desenvolvimento de ações essenciais. Por último, lamentou o ocorrido no município de Saudades-SC e lembrou a importância de se atentar para a família.
CALÇADA ENTRE BELA VISTA E RUI BARBOSA – Roque Haas, o Rocha (PP) lembrou que a calçada entre Bela Vista e Rui Barbosa é uma reinvindicação de meados da década de 1990. “Muito se falou, muitas vidas se perderam nesse trajeto. Estou buscando recurso federal, que já está em etapa avançada, para sair do papel”. Rocha também comemorou a chegada da chuva que trouxe um alento para o setor primário. Contudo, lamentou a perda de grande parte da produção de milho por conta da seca e da praga denominada cigarrinha. “Assim como se pensa no comércio, também é preciso pensar nos agricultores”. O vereador parabenizou as secretarias de Obras e Agricultura, que realizaram diversas atividades nos primeiros meses do ano. “Estamos buscando um projeto diferente, para criar um valor por metro quadrado, onde o agricultor possa contratar sua máquina e fazer como pretende”. Em aparte, Rodrigo Kreutz (MDB) frisou que apesar da ideia ser boa, ela seria inaplicável em áreas irregulares. Rocha concluiu dizendo que a proposta será debatida e aperfeiçoada.
IDENTIFICAÇÃO DAS LOCALIDADES E TRAGÉDIA EM SC – Rodrigo Kreutz (MDB) – A exemplo do vereador Rocha, lamentou pelo setor primário, abalado pela falta de chuva. Falou ainda que foi procurado por lideranças do Morro da Ventania, tendo em vista que os moradores estão mobilizados em busca da regularização da localidade. “Também é preciso melhorar a identificação de outras localidades para, entre outros, beneficiar o turismo”. Kreutz também falou a respeito da concessão das rodovias estaduais e a importância de reivindicar as demandas para a ERS-130. Ainda, parabenizou o trabalho na Dom Pedro II, que recebe o projeto Passo à Frente. Sugeriu que o mesmo também se estenda para a Rua Juscelino Kubitschek, o que permitiria o desafogo do acesso para o Centro. Por fim, lamentou a tragédia ocorrida no município de Saudades-SC. “É preciso rever o que os jovens estão acessando nos meios digitais”. E pediu que se respeitasse um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.
ACESSO À ESF BELA VISTA E MELHORIAS NO MORRO DA VENTANIA – Cesar André Kortz (MDB) disse que foi procurado por vários moradores de Bela Vista preocupados com a falta de sinalização na rua das Rosas, acesso ao posto de saúde referência da covid-19. “Não tem placa de ‘pare’ no cruzamento com a rua das Tulipas”. Kortz também pediu atenção para o recolhimento do lixo. Enfatizou a limpeza da rua Dona Rita, no Morro Vermelho, que ficou muito boa. Diante disso, pensando no turismo, enalteceu a importância de um bom cuidado no Centro e bairros, o que deixa uma boa impressão. Cesar Kortz pediu a conclusão das melhorias em parte da via no Morro da Ventania, local em que estão instaladas duas empresas e por onde as pessoas acessam o topo do morro para apreciar a vista. Quanto ao setor primário, salientou o alívio com o a chegada da chuva, contudo, frisou a importância de um incentivo para quando os colonos estão em momentos difíceis como o de agora. O vereador também falou da satisfação com a volta das aulas. “O mais legal é a tranquilidade emocional que está sendo passada para os pais. Isso se percebe nos comentários nas ruas e em redes sociais”.
KARTÓDROMO E TURISMO – Heck, Pantera, Adiles, Schneider, Kretuz e Kortz, parabenizaram os idealizadores do kartódromo no Centro de Lazer Arroio Grande, desejando vida longa ao ponto turístico que está agregando investimentos. Enalteceram a importância destes empreendimentos turísticos, projetos existentes e necessidade de apoio a segmentos consolidados que precisam de um outro olhar, considerando que o município está na rota do Cristo Protetor. “Um dos empreendedores relatou que quando chegou em Arroio do Meio encontrou um município bem organizado, com bom atendimento. Que isso siga e seja ampliado”, pontuou o presidente Cesar André Kortz.