O governo estadual projeta investir R$ 5,2 bilhões em infraestrutura viária, sendo R$ 3,9 bilhões nos próximos cinco anos, por meio de concessões públicas à iniciativa privada, após consultas públicas entre 18 junho a 18 julho – com a possibilidade de duplicação da ERS-130, entre outras rodovias – e R$ 1,3 bilhão em investimentos próprios até 2022, para áreas onde pedágios não são viáveis. “Ao longo de nove anos, a EGR fez apenas 7 km de duplicação de rodovias, e nós estamos falando aqui em duplicar em cinco anos cerca de 300 km, mais de 40 vezes do que foi duplicado em nove anos pela EGR”, declara o governador. Lembrando que nas concessões são previstos mais R$ 10,6 bilhões em investimentos adicionais nos próximos 30 anos.
Eduardo Leite destacou que os investimentos só estão sendo possíveis por causa da sensibilidade e coragem da Assembleia Legislativa em aprovar medidas antipáticas, mas importantes para retomada do crescimento do RS, que integraram cortes no custo da máquina pública e o esforço da equipe de governo. “As vezes é necessário escutar a maioria silenciosa. Somos o 18º Estado em eficiência de infraestrutura logística, o que não condiz com nossa realidade socioeconômica. Com estes investimentos, pretendemos ocupar 8ª ou 6ª posição em dois anos. E o 22º em eficiência fiscal. As obras vão garantir geração de empregos e novos investimentos da iniciativa privada. Hoje o acesso asfáltico é requisito de muitas atividades. Porém, há necessidade de continuidade de investimentos e avanços na gestão política administrativa”.
A grande expectativa das autoridades locais ficou em torno das obras da ERS-482 que deve ocorrer por meio de convênio com as prefeituras de Arroio do Meio e Capitão, e da VRS-811, que já está licitada e será bancada em 100% pelo Estado.
O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, ressaltou que o anúncio é uma conquista histórica e é fruto do esforço de vários líderes políticos ao longo de anos, que sensibilizaram os representantes do Estado. “É uma construção de todos nossos líderes, não há padrinho. Cada um de nós, dentro de suas atribuições, se empenhou com as idas a Porto Alegre, reuniões, debates, e quem ganha é a nossa comunidade. É motivo de comemoração sim, pois são poucos os municípios da região que serão contemplados e Arroio do Meio foi beneficiado com duas grandes obras esperadas”, destaca.
Detalhes sobre a contrapartida dos municípios Arroio do Meio/Capitão e sobre a obra serão tratados no dia 22, na sede do Daer em Porto Alegre.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços (Acisam) Adailton Cezar Cé, líder do PSDB local, qualificou o plano apresentado de obras pelo governador. “É uma notícia fantástica. Temos novidades concretas que irão transformar o RS”. A vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen falou da felicidade em compartilhar a notícia com a comunidade e da importância da convergência de ideias e forças para realizações.
Travesseiro e Capitão comemoram anúncio do governador
Logo após o anúncio do governador Eduardo Leite, os prefeitos Gilmar Southier de Travesseiro e Jari Hunhoff de Capitão se manifestaram e agradeceram ao empenho do Estado, líderes políticos e secretarias pela inclusão das cidades e acessos municipais no plano de obras.
Para Southier, o feito precisa ser divulgado e comemorado. A ligação asfáltica até Arroio do Meio pela VRS-811 passando por Linha Cairu e Forqueta é uma antiga reivindicação de moradores e administrações. “As obras chegaram a começar. Existem trechos que foram modificados, mas realmente nunca iniciaram. Agora podemos ter convicção”.
O prefeito também agradeceu o empenho da empresa Conpasul, que há muito tempo alinhava um contrato com o Governo do Estado e explicou que a totalidade do investimento, R$ 13,1 milhões, será de responsabilidade do Estado, o que dá mais alívio aos cofres da prefeitura, que pretende investir em outras obras e asfaltamentos em estradas e ruas municipais.
O prefeito Jari Hunhoff também agradeceu ao empenho de Leite e a Assembleia Legislativa pela articulação da inclusão do município no programa Avançar. Nos próximos dias, o gestor contratará uma empresa terceirizada para elaboração de um projeto estrutural, com metragens corretas e topografia do trecho de cinco quilômetros pertencentes a Capitão.
Após a finalização do projeto, o município pretende firmar um convênio com o Daer e assumir parte da obra com a drenagem, alargamento e preparação de toda base asfáltica. O formato de parceria seria semelhante ao ocorrido em 2019 no acesso por Linha Argola até Encantado, quando Capitão custeou 30% do investimento. Ao DAER caberá, em contrapartida, custear a capa asfáltica e sinalização do trecho.