Nunca mais me esqueci de uma vez em que ouvi que ser estudante é para a vida toda. E, no dia 11 de agosto, Dia do Estudante, isso ecoou muito forte em mim. Aquela vibração que me enche de alegria e me faz sonhar. O estudo é uma alavanca para os sonhos e abre horizontes jamais antes imaginados.
Aprendemos e, de fato, é a mais pura verdade que aprendemos para sermos pessoas melhores e conquistarmos o que quisermos.
Atualmente, ter um diploma é fundamental para termos a carreira que tanto almejamos. Agora, mais do que isso: saber aplicar o que aprendemos nos bancos escolares. Essa é a grande diferença e “sacada” eficaz.
Desde cedo, sem talvez entender muito, estudamos e concluímos o Ensino Fundamental, a seguir vem o Ensino Médio e, dali em diante, muita superação para concluir graduação ou técnico. Pós graduação é um belo recheio para nosso bolo de conhecimento e experiência intelectual. Falar em mestrado e doutorado é acrescentar e ter uma enorme responsabilidade, especialmente para ensinar e agregar aos outros e à sociedade.
Estudar dói. Adoro essa metáfora pois diz muito da vida de um ensinamento pois nem tudo são momentos bons. Mas todos esses momentos ruins contribuem e nos fazem estudantes mais fortes, inteligentes e sabedores do que realmente queremos.
Estudante é sempre curioso e quer sempre mais por isso eu sou e almejo que todos sejam pessoas que leem muito, que estudem e que não se contentem com o que sabem, aliás, que nos convençamos, de que cada vez mais, pouco sabemos; parafraseando o grande Aristóteles.
Vejo nos pequeninos estudantes de séries iniciais aquele brilho no olho quando falamos de estudos e conjugamos no sentido figurado a palavra estudar. Esse brilho tem que continuar por todos os passos da escola, é responsabilidade de todos nós.