A economia brasileira criou 326.356 novos postos de trabalho em 2023, segundo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Até o início dessa semana, o portal compilava somente os dados dos meses de janeiro e fevereiro. Foram 3,84 milhões de admissões e 3,5 milhões de demissões. O estoque é de 42,77 milhões de empregos formais.
Em 2022 o saldo de admissões foi de 2 milhões de empregos, entre 22,7 milhões de admissões e 20,67 milhões de demissões, fechando o ano com estoque de 42,44 milhões de empregos.
Criado e 2022 o novo Caged trabalha com um conjunto mais amplo de informações. “Ele puxa dados também do e-Social e do Empregador WEB, não só do Caged, e os contratos temporários têm que ser obrigatoriamente registrados no e-Social.
Em Arroio do Meio em 2023, o saldo até o momento é de 126 empregos e o estoque de 7.895 postos de trabalho. Foram feitas 777 contrações e realizadas 651 demissões. Em 2022 foram criadas 344 vagas com 4,4 mil de admissões e 4.056 demissões.
O secretário da Indústria Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schwarzer, avalia que o número de vagas reais é bem superior que o número de cargos preenchidos, e que a rotatividade preocupa. “Não falta só mão de obra especializada. Falta mão de obra em geral, até para chão de fábrica. Uma das saídas encontradas para parte das indústrias é trazer funcionários de fora por meio do fretamento de ônibus”, revela.
Dentre as vagas com especialização, no setor de serviços, faltam torneiros mecânicos, mecânicos de veículos, parte elétrica e montador de móveis.
A pasta prepara parceria com Senai e Sebrae no segundo semestre para qualificar o turismo receptivo especializações para indústria moveleira, torneiro mecânico, mecânico indústria.
ROTATIVIDADE DESAFIA COMÉRCIO – No comércio a dificuldade é o preenchimento de vagas para atendimento ao público. Além da jornada que inclui sábados à tarde e domingos de manhã – caso do varejo – o alto número de empresas e a certeza de vagas estimulam a rotatividade.
A secretária executiva da CDL, Raquel Cristina Scheid, destaca que, muitas empresas trabalham com bancos de horas, para folgas no meio da semana, recompensam com a remuneração de horas extras. Entretanto, com o comércio num primeiro momento atrais muitos jovens que estão começando a carreira, também há dificuldades de se encontrar profissionais dedicados, qualificados, comprometidos e com talento para as vendas que envolvem muita responsabilidade.
OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA – A BRF possui mais de 50 vagas abertas em Lajeado e Arroio do Meio para diversos cargos nas áreas de agropecuária, administrativo, manutenção e operações.
Os detalhes de cada oportunidade estão disponíveis no nosso portal de carreira: https://talents.brf.com/
– Na Girando Sol, o setor com maior déficit de mão de obra é a expedição, em especial por se tratar de um setor totalmente operacional (carregamento). Neste setor o déficit ocorre nos dois turnos que a empresa opera. Hoje há seis vagas em aberto.
OPORTUNIDADES GERAIS – A agência do Sine/FGTAS de Arroio do Meio tem uma média de 170 atendimentos mensais vinculados ao sistema, fora questões envolvendo informações, como tirar dúvidas dos trabalhadores e que não necessitam criação de cadastro. As principais vagas são para auxiliar de linha de produção; auxiliar de limpeza; e algumas vagas especificas, como atendente de farmácia; auxiliar de operação; borracheiro, entre outros.
Atualmente há cerca de 50 vagas abertas, com maior número para produção. “Toda semana temos processo de seleção para alguma empresa. No dia 03 teremos entrevistas para uma empresa terceirizada da área da limpeza, às 9h aqui na agência”, detalhou a coordenadora Jéssica Kramer de Melo.
INTERFERÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA – Alguns responsáveis pelos departamentos de Recursos Humanos de algumas industriais, revelam que algumas linhas de produção de determinados segmentos não estão operando em alta produtividade, por isso as contratações estão retraídas. O motivo são as incertezas na economia e política em âmbito nacional e mundial, que travam negociações. Algumas vendas dependem da abertura de linhas de financiamento.