O Vagaboys conquistou o título da Copa Pituca Sub-18 de Futebol 7 na última sexta-feira, dia 14. Os alviazuis venceram por 4×2 o Virakopus na grande final e ergueram a segunda taça de campeão dentro de seis meses. Em outubro do ano passado, a equipe ficou com o título do Campeonato Municipal de Futsal da categoria Sub-17.
O jogador e presidente do Vagaboys, Robson Remonti, 18, foi o artilheiro da Copa Pituca Sub-18. Marcou 14 gols, com direito a hat-trick (três gols) na final. Ele também ganhou a chuteira de ouro no Municipal de Futsal do ano passado, quando fez 15 gols no campeonato.
Robson conta como surgiu o clube. “O Vagaboys surgiu após uma necessidade de identificação. Foi criado em fevereiro de 2020, com o propósito de unir nosso grupo de amigos. O nome originou-se a partir da música ‘Vem Com Tóis’ do MC Keke. Juntamos forças e crescemos aos poucos, até participarmos do primeiro campeonato (Municipal de Futsal 2022), em que ficamos campeões. Depois disso, o Vagaboys não para de crescer. Nos tornamos uma família.”
A equipe conquistou a comunidade. São cerca de 200 pessoas, entre jogadores, familiares e simpatizantes de todas as idades. Levi Marostega, 18, é um dos fundadores, jogador e tesoureiro do time. “O Vagaboys para mim é como se fosse um filho que ajudei a criar. Vou fazer de tudo para ver seu crescimento. Lembro de quando recebemos a primeira camiseta e pensávamos ‘como é bom ter um nome, uma identidade, algo que remeta ao nosso grupo que se conhece desde pequeno e leva essa amizade para a vida’. Eu tenho muito orgulho de tudo que fizemos, e vamos continuar fazendo, para ver o Vagaboys brilhar.”
Os pais de Levi, Marlon e Joseane Marostega, também falam sobre o sentimento de incentivar e acompanhar a gurizada. “Começou como uma brincadeira entre amigos, que consolidaram a amizade dentro do campo de futebol, em parceria com as escolinhas do município. Hoje, além da amizade, agregam um sentimento de família, entre pais, atletas e simpatizantes desse grupo especial que se formou em torno do nome Vagaboys.”
Renan Schmitz, 17, ganhou o troféu de goleiro menos vazado da copa. O Vagaboys levou apenas sete gols na competição. Os pais do arqueiro, Flávio e Liane Schmitz, falam do orgulho de ver o filho em campo. “É um sentimento de muito orgulho para nós pais ter um filho fazendo parte desse grupo e ver ele se destacando a cada jogo e ajudando a equipe a conquistar bons resultados nos torneios e campeonatos que participam.”
O Vagaboys vem se organizando para desenvolver projetos que envolvam a comunidade, durante o ano. O time também vem recebendo convites para participar de outros torneios, até mesmo fora do município. É o começo da caminhada desse grupo, que é mais que um time, é uma família, chamada Vagaboys.