Na Sexta-feira Santa, dia 7, os últimos dias de Jesus Cristo serão apresentados no espetáculo ‘A Paixão de Cristo’ em Arroio do Meio. O evento será no Cenário da Lagoa que fica no distrito de Forqueta a partir das 20h aos fundos da Igreja São Vendelino. Já às 19h haverá apresentações artísticas e musicais no local. A entrada é gratuita, mas as pessoas que forem assistir podem fazer doações que serão utilizadas para quitar despesas de sonorização, cenário, iluminação e montagem dos equipamentos.
A Via Sacra é tradicional no município e ocorre há 26 anos. Começou de forma tímida nos anos 90 e, com o passar dos anos, caiu no gosto não apenas da comunidade do distrito; mas, também, do município e região. De acordo com o coordenador do espetáculo, Paulo Haas, o objetivo era de preservar a simbologia da Páscoa e também lembrar dos ensinamentos que Jesus deixou e estão perpetuados como o amor, o perdão e a caridade.
Os preparos começaram há mais de um mês. O grupo de atores, que reúne pessoas voluntárias da comunidade, ensaia desde o fim do mês de fevereiro para contar na via sacra que traz a ceia de Jesus com os apóstolos, os interrogatórios de Herodes e Pôncio Pilatos e a crucificação.
O espetáculo tem cerca de duas horas e chama atenção pela beleza, figurino, sons e cenário que emocionam. “Os ensaios foram corridos agora no final para os ajustes. Tivemos dois na última semana.” Para esse ano, Haas adianta que haverá novidades no texto dos atores com algumas mudanças. Por isso, as expectativas são grandes para a retomada do espetáculo que ficou parado por dois anos em função da pandemia. “Vamos ver como será. Temos muita coisa nova. A movimentação está muito intensa.”
Paulo explica que cerca de 100 voluntários participam da encenação que é a fé unida com a arte. Cerca de seis mil pessoas são aguardadas para a programação. Desde o começo até hoje, é um orgulho para a comunidade a apresentação que passou por avanços, a partir dos anos 2000, com a efetivação do local atual e ao ar livre, e também no figurino que é rico em detalhes e lembra com clareza o período dos últimos momentos de Jesus. Hoje, é referência turística para Arroio do Meio.