Amanhã, dia 21, é feriado nacional de Tiradentes. O Jornal O Alto Taquari realizou uma abordagem diferente sobre a data em 2023. A equipe foi para as ruas de Arroio do Meio e entrevistou 20 pessoas em relação ao assunto. Três perguntas foram feitas para a população: se sabiam que é feriado, o que é celebrado e quem é a pessoa relacionada com a data. O resultado mostrou que todos responderam sim para o primeiro questionamento; na segunda pergunta 18 responderam que sim e duas não. Já na terceira 14 pessoas disseram saber quem era Tiradentes e seis pessoas não.
“Acho necessário explicarmos e o fato para sabermos a história que nos antecedeu. O que eles passaram formou o Brasil que temos. Aqueles valores que defendiam trazem direitos muito simples, como à vida, ao voto e de opinar. Antes disso, quando ousássemos contrariar um governo corríamos o risco de sermos perseguidos. Essas ideias que vieram da Europa são marcadas pela liberdade”, diz a professora de História Mônica Winter que esclarece quem foi Tiradentes para a comunidade.
Ela explica que tudo começou no século 18 em Minas Gerais no movimento chamado de Inconfidência Mineira. O objetivo era separar a região do restante do Governo Real na época sendo que um dos líderes era Joaquim José da Silva Xavier conhecido como Tiradentes. “Ele era um participante fervoroso do movimento que queria novas possibilidades para o lugar. Foi muito ousado por buscar seus ideais e defender o estado que fazia parte.”
O feriado é celebrado, segundo Mônica, justamente, pela audácia e coragem de Tiradentes em representar o grupo que desejava mudanças políticas. Em 21 de abril no ano de 1792, ele foi morto por enforcamento no Rio de Janeiro após ser perseguido pela Coroa Portuguesa. Nasceu em Minas em 12 de novembro de 1746. “Talvez teríamos outras datas para celebrar o feriado, mas precisamos pensar na contribuição desses povos para a nossa formação, pois são a nossa base. O que esses homens fizeram foi importante, pois há três séculos atrás essas demandas não existiam. As pessoas que participaram da Inconfidência desejando um Governo Republicano foram necessárias para a nossa vida atual. O que seria de nós se não houvesse povos com essa coragem? Não foi um movimento que teve total êxito, mas serviu para mostrar o descontentamento e que mudanças precisavam ocorrer.”
Tiradentes é visto como um mártir, porque foi um participante ativo na Inconfidência Mineira. De origem humilde, era chamado assim pelo fato de ser dentista, uma das profissões que exercia além de comerciante, tropeiro, minerador e militar. “Se fosse hoje, acredito que não receberia essa nomenclatura, porque muitas coisas acontecem no país e caem no esquecimento.”