“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”
(Mário Quintana)
Se um drone sobrevoasse o local veríamos dois grupos: dos grisalhos e dos carecas. Um microfone escondido revelaria conversas de 30 ou 40 anos atrás. O “museu humano” do churrasco dos integrantes do Old Horse – a ala antiga do clube The Horse – primou pelas recordações que renderam sonoras gargalhadas regadas por cerveja gelada e carne da melhor qualidade.
O encontro do último sábado no bairro Aimoré (ou seria São Caetano?) foi de deixar “a alma lavada e enxaguada”, como diria o prefeito Odorico Paraguassú, personagem da novela “O Bem Amado”.
Comentei a confraternização com amigos, mostrei fotos. Todos elogiaram: “É muito bom recordar momentos inesquecíveis com parceiros da vida toda. É como voltar no tempo, sorrir pelo nosso passado”, disseram. A cada notícia do falecimento de um amigo prometemos ir às redes sociais para localizar os parceiros e promover um encontro. Quase sempre a ideia não passa da intenção.
Ter amigos e histórias para compartilhar tem
o condão único de fazer a vida ficar mais leve
Além do The Horse – onde sou convidado pela generosidade dos amigos – mantenho contato através do grupo dos Canarinhos do São Miguel e do Mini Craques, time forjado no futebol de salão “da praça”. São afetos de décadas que fazem muito bem para a alma e o coração.
Algumas pessoas criticam o que chamam de “saudosismo”. Considero uma visão distorcida de trazer para o presente situações e pessoas que não voltam. Não busco transferir nada do pretérito, mas de me deleitar com lembranças de histórias de alegria, confraternização, aventura.
Ter amigos e histórias para compartilhar possui o condão de fazer a vida ficar mais leve. É combustível para mitigar as tristezas do noticiário em que seres ditos “humanos” cometem inúmeros disparates.
Obrigado aos amigos Elio Meneghini, Luiz Petry, Junior Fleck, Rogério Rother, Maurício Rodrigues, Mário “Dusa” Rodrigues, Ernani Brock, Valmor Mantelli, Rui Huyer, Alberto “Beto” Oliveira, Gilberto Lorenz, Agenor “Tops” Schnorr, Wanderley “Xumby” Theves, Gerson Fensterseifer, Paulo “Tanque” Piccinini, James Jung, Sérgio Becker, Oscar Knapp e Vitor Grunewaldt. Juntos, vocês fizeram a diferença no final de semana. E na vida!