Ser mãe pode ir além de dar amor, carinho e de mostrar o caminho para a vida. Em muitas vezes, é o empreender em conjunto com a filha para que alcancem juntas o crescimento e a prosperidade. É o caso de Marisa e Vanessa Gerhardt, mãe e filha que trabalham juntas no comércio e, atualmente, são sócias-proprietárias de duas lojas, a Chalé e Baiuka, há mais de 20 anos em Arroio do Meio. Inicialmente, havia também uma loja de calçados da família.
Antes de atuar no comércio, Marisa era professora. Como sempre teve o sonho de ter uma loja, a oportunidade surgiu há 25 anos. Após ver o anúncio no jornal da venda de um estabelecimento decidiu investir no seu maior desejo. “Comecei do zero, sem experiência alguma em como gerir uma empresa e fui indo com coragem e perseverança.” Ao longo dos anos, Marisa se consolidou no comércio de Arroio do Meio e Vanessa acompanhou a evolução dos negócios da família e percebeu que sua missão de vida e profissão seguiriam os caminhos da mãe. Entre muitas peças de roupas, cabides, manequins e calçados, Vanessa cresceu neste meio e pegou o gosto desde pequena pelo negócio. Desde cedo, teve a certeza que queria trabalhar com moda! “Temos uma foto antiga em que a Vanessa está dobrando roupas na loja. Percebi que ela se sentia feliz e a vontade nesse ambiente. Não imaginei que ela seguiria meus passos, pois foi algo espontâneo, sem forçar. Isso foi acontecendo de forma natural e partiu da vontade dela em escrever a sua história” diz Marisa.
Nada é por acaso. Vanessa conta que como ela e a irmã não tinham onde ficar enquanto a mãe e o pai exerciam a atividade no comércio, cresceram no ambiente e se acostumaram com o setor. “Estávamos sempre presentes no dia a dia e aprendendo. Eu admirava muito a dedicação da minha mãe em manter o sonho dela vivo! Ela foi conquistando os clientes e o seu espaço no comércio, destaca Vanessa. A irmã, Fernanda, decidiu seguir outro rumo profissional.
Ao longo de todos esses anos a parceria tem dado certo. Marisa tem seu gosto pessoal assim como Vanessa. No momento da escolha das peças, cada uma exerce seu papel onde mais se destaca até porque as lojas atendem pessoas de várias faixas etárias e estilos. Enquanto a mãe abrange mais o público de meia idade, a filha atua na linha mais jovem. Apesar das diferenças, o empreender em conjunto possibilita que elas aprendam e evoluam juntas! “Muita coisa mudou, a gente trabalhava de uma forma e nos dias atuais o jeito de vender mudou. Com a internet, o consumidor hoje se comporta de forma diferente e precisamos sempre estar atentas e acompanhando essas mudanças! Vejo que a Vanessa se desenvolveu e trouxe essa inovação para os nossos negócios através da nova forma de se comunicar com os clientes.
Elas possuem uma relação de vida inteira juntas, pois compartilham a vida pessoal como mãe e filha e como sócias no setor profissional. “Me sinto muito feliz e orgulhosa por ter ela comigo em todos os momentos. Em todos esses anos aprendemos muito uma com a outra. Com o passar dos anos houve opiniões diferentes e momentos desafiadores, mas sempre caminhamos juntas. Hoje, a Vanessa está mais à frente do negócio e na liderança, em um processo de profissionalização das empresas. “
O segredo para que a parceria se mantenha e dê certo é resiliência e muito diálogo. Vanessa e Marisa destacam que separar a vida profissional e pessoal é um desafio e se tornou fundamental para que as lojas alcançassem o patamar atual. Vanessa lembra também que, nos dias de hoje, o planejamento é fundamental.
“Estamos em um momento onde o mercado de moda está muito exigente e competitivo. Nós buscamos sempre aliar a experiência da minha mãe no comércio com a inovação que eu busco através da internet e novas maneiras de vender. Outro ponto importante é que procuramos manter nossa relação de sócias apenas no trabalho, dentro das lojas. Fora do trabalho somos apenas mãe e filha. Entender e conseguir separar os dois papéis é um ponto chave pra relação, completa Vanessa.
A relação das duas segue até hoje com todas as alegrias e desafios de mãe e filha. Além de seguirem juntas no trabalho, ambas compartilham do amor, cuidado e dedicação que é essencial para o convívio.