Tudo se resume a tempo. Olho nesse momento para fora da janela e vejo a chuva caindo. Poderia reclamar, mas opto por agraciar a magia desses pingos caindo, o barulho gostoso e as ideias que me vêm sobre esse tema (a chuva motiva): que é o senhor e majestoso tempo.
Há tempo para tudo. Quando temos vinte e poucos anos ele é nosso aliado. Queremos fazer tudo e conseguimos colocar mais horas dentro do dia que imaginamos. Temos disposição. Estamos à procura da nossa colocação profissional e conquistas pessoais. Tempo do acontecer.
A chegada dos trinta traz o tempo das conquistas e realizações, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O tempo parece voar.
Depois dos quarenta realmente o tempo voa. Os filhos crescem, o trabalho nos suga, a sociedade nos cobra, o corpo nos pede qualidade de vida. Praticamente corremos o dia inteiro.
A vida é um sopro de tempo e saber viver cada instante é o grande desafio que temos que cada vez aprender mais. O hoje precisa ser vivido intensamente. No trabalho, fazer e doar-se da melhor maneira possível. Em casa, amar a sua família. Com os amigos, compartilhar ideias e experiências boas. Cuidar e amar-se é usar o tempo de uma forma maravilhosa e de forma útil.
Sabe como também é usar o tempo de forma boa, que faz bem e de uma forma útil? Fazer voluntariado, viajar para conhecer novos jeitos de pensar e culturas, ler para romper barreiras do pensamento, interessar-se por temas como política, causas sociais, dentre tantas outras coisas.
O tempo é capaz de nos ensinar muito. Na dor, por exemplo, passamos a entender o quanto somos fortes e podemos nos tornar melhores. O sofrimento, a dor e a tristeza ensinam valiosas lições, se conseguimos parar para analisar, pensar e não só se vitimizar.
A partir da pandemia, que foi um tempo de incertezas, conseguimos perceber a importância de nos conectarmos com os outros. O valor do contato, do olho no olho e do quanto precisamos cuidar da nossa saúde mental. De novo, o senhor majestoso tempo nos ensinando. Nos restar tirar proveito.
Quando vem a alegria parece que o tempo voa. Sabe aquela formatura que esperamos há anos? Passa rápido, não é mesmo? Dá uma sensação de que as coisas boas passam mais rápido, mas a dica que fica é que consigamos aproveitar ao máximo e que esses momentos fiquem na nossa memória afetiva.
Neste fim de semana temos o dia das mães e que belo momento este para celebrar o tempo. Ficar com ela. Sempre se coloque no lugar de quem não a tem mais ou daquelas que nem lembradas são.
Você deve estar se perguntando o porquê do título e eu respondo: contabilizei num dia meu que foi até às 23 horas onde só tive uma hora de intervalo e pasmem, consegui fazer tudo que precisava fazer. Quando nos organizamos tudo dá certo. E vale também a ideia de que o ócio também é importante. O não fazer nada faz parte da vida, pois ele nos faz relaxar e descansar e nestes momentos podemos ter o famoso ‘ócio criativo’.
Dedico esse texto ao amigo e colega de profissão Auram Terra e a ele desejo muita saúde, já que vem enfrentando uma grande batalha. Você vencerá!