– O prefeito Danilo José Bruxel e o secretário de Administração, Áurio Paulo Scherer, junto com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo e o engenheiro Isidoro Fornari Neto, estiveram reunidos na segunda-feira, dia 5, com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann. A audiência foi articulada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon (União) que acompanhou a reunião.
A pauta do encontro foi a mobilidade urbana dos dois municípios, sendo discutida a necessidade da construção de uma nova ponte sobre o rio Forqueta, interligando os municípios de Arroio do Meio e Lajeado, ao lado da Ponte de Ferro, que será preservada, pois é um patrimônio histórico do Vale do Taquari.
Na sessão ordinária de quarta-feira, dia 7, o vereador José Elton Lorscheiter (PP) trouxe informações de que o projeto ficaria pronto em 45 dias e que a nova ponte será custeada pelo RS e os dois municípios. “Vai sair do papel”. Paulo Roberto Heck (MDB) observou que de nada adianta uma ponte nova, se em menos de 800m em território Lajeadense, já ocorrem congestionamentos. Sugeriu que o projeto seja desenvolvido na ERS-130, onde é mais fácil abrir vias laterais, considerando, que no futuro pode haver duplicação.
Vanderlei Majolo (PP) avaliou que a ponte na Estrada Velha não vai resolver o problema de congestionamentos na ERS-130, lamentou desinteresse do Estado em dar sequência a concessão, “entenderam que não era benéfico”, e sugeriu novo formato de tratativas. “Túneis, viadutos e vias laterais terão um custo maior para o município”.
A PRAÇA ALEXANDRE JOÃO DURANTE – Cinco projetos de lei foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. Quatro deles são de autoria do Executivo. Eles tratam da abertura de um loteamento de interesse social de propriedade de Lauri Friedrich e José Friedrich, de 24.765,65 m², situado na rua Érico Veríssimo, no bairro Medianeira; autorizam o prefeito a ausentar-se do país, no período de 18 a 31 de julho, para viajar à cidade de Boppard, na Alemanha, sem ônus para o município, juntamente com delegação de jovens em intercâmbio; concedem a denominação para quatro ruas localizadas no Loteamento Residencial Alta Vista, no bairro Medianeira – Norma Black, Benjamin Black, Ivanor Black e Gonzalo Antônio Yepez Moreira -, e em regime de urgência repassam R$ 2 mil para Associação Esportiva Morro Gaúcho promover a Trilha dos Namorados, a transcorrer no dia 18 de junho de 2023, na pedreira do Morro Gaúcho; e , limitando-se o valor das despesas em até R$ 2 mil; e contratações temporárias de um Fiscal Municipal e duas Nutricionistas, até 31 de dezembro.
E o projeto legislativo, de autoria da vereadora Alessandra Brod (PP), denomina como “Praça Alexandre João Durante”, a praça pública, localizada na Avenida Carlos Suhre, no bairro Aimoré. Na discussão, a vereadora apresentou um vídeo com parte da história de vida de Durante e sua participação e colaboração para comunidade arroio-meense.
A discussão e votação dos projetos foi acompanhada por vizinhos e familiares de Alexandre Durante, e também de Norma Black, Benjamin Black, Ivanor Black e Gonzalo Antônio Yepez Moreira, cuja relevância histórica foi destacada no plenário. A família Black teve forte atuação sindical e participação na política arroio-meense. Já o equatoriano naturalizado brasileiro, Gonzalo Yepez, foi o primeiro engenheiro civil a estabelecer-se no município em 1977, responsável por dezenas de loteamentos e centenas de obras no município. Yepez também foi funcionário da prefeitura.
Informações mais completas na edição de 16 de junho.
GINCANA X COMÉRCIO, NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS – Alguns dos comerciantes do Centro de Arroio do Meio não gostaram da realização da gincana na primeira quinzena do mês e em plena véspera do Dia dos Namorados, entendendo que vai prejudicar a movimentação natural do comércio. Segundo eles, o evento na segundo quinzena ou em fim de mês estimula mais o consumo fora de época. Por outro lado, arroio-meenses que vão receber visitas no feriadão de Corpus Christi acham interessante mostrar o principal evento do município e outras belezas turísticas.
GRUPO DE AMIGOS APARTIDÁDIO DO CENTRO – O vereador Nelson Paulo Backes (PDT) está se reunindo com um grupo de amigos apartidário do Centro, para levantar melhorias na cidade. Entre os itens estão calçadas, arborização, praça e outros. A ideia é sensibilizar a administração a investir valores equiparados a 1,5 km de asfalto no Centro.
SEM TEMPO PARA OUVIR E INTERPRETAR, MAS MUITA ENERGIA PARA POLARIZAR? Chamou atenção a colocação de um prestador de serviços técnicos de uma Casa Legislativa. “Se transmitissem os debates em tempo real teria mais bate boca nos comentários do que na própria Câmara”.
Pergunto: quantas pessoas ouviram a entrevista do prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel, no último sábado, na Rádio Independente dos minutos 20 a 26? Não vou transcrever. Interessante o efeito cascata.
MONUMENTOS DA ESQUERDA OU DIREITA? – Enquanto empresários de direita estão de saco cheio em cada vez ter que pagar mais impostos para o governo, muito superiores à margem de lucro bruto de seus negócios, alguns esquerdistas estão estranhando o surgimento do Vale dos Monumentos. “Será que a direita quer imitar os faraós, deixando marcas na eternidade, com recursos da iniciativa privada?”, é o que pensam alguns.
Não vejo uma direita tão forte assim. O Lula é o principal líder da América Latina e estará nos livros de história nos próximos séculos. O Papa é Franciscano e Latino, simpatizante da esquerda. E um dos secretários que ajudou a anunciar os investimentos com recursos privados em Arroio do Meio é o quê? Sinal que as pessoas estão mais preocupadas em polarizar do que somar.