Quem será que é a Pérola? Olha que falo algumas vezes nesse serzinho por dia e para muitas pessoas. De pelos branquinhos com manchas marrons em seu corpo, bem gordinha (puxou a dona), olhos castanhos, porte médio, sem raça definida: trata-se de uma cadela muito linda e dócil. Faminta sempre e perceptível quando sorri; isso mesmo, sorri muito essa bichinha.
Quando você escreve um texto opinativo, a famosa crônica, corremos o risco de nem todos gostarem e neste texto de hoje, por exemplo, tenho certeza que muitos vão achar um exagero o amor que vou demonstrar ao meu bichinho de estimação que convive conosco dentro de casa, como membro de família.
Assim como sei também que muitos que vão ler essas rápidas linhas e também vão se identificar: tenha um bicho de estimação, seja cachorro ou gato para ver que só falta falarem, pois nos entendem melhor que humanos, em algumas vezes. São nosso elixir e ânimo diário. Sentimo-nos responsáveis por suas vidas e eles nos devolvem com afagos, sorrisos, olhares meigos e latidos vindos do coração e indo direto para o nosso.
Ter um animal e criar uma relação de afeto com ele, atestam os profissionais, ajuda e muito na saúde mental. As pessoas não se sentem sozinhas, há troca de carinho e também ajudam a lidar com problemas como depressão.
A lista de benefícios de se ter um animal de estimação ainda vai longe, e podendo ainda comentar que nos dão segurança e reduzem nossa timidez, pois nos fazem socializar.
Ainda falando em pesquisas, também elas mostram que os animais amam, assim como os humanos amam as suas mães, por exemplo. Bom, só para ter um para saber do que essa frase quer dizer.
A lista de benefícios não para por aí. Os bichinhos também colaboram para a redução da timidez e facilitam a socialização. A ciência já comprovou que a convivência com um mascote, olhá-los nos olhos, brincar ou acariciar, produz forte dose de oxitocina, a chamada “molécula do amor”.
Levar o cachorro para passear, ter momentos recreativos com o pet, se sentir responsável por ele, faz com que a vida tenha ainda mais sentido e nos dá prazer. E essa energia na vida é parte importante para a saúde mental.
A Pérola apareceu na nossa vida para nos ajudar emocionalmente. Nossa cachorrinha de estimação de anos havia sofrido um grave acidente e minha sobrinha falou dessa mascote. Amor à primeira vista. Já passou por poucas e boas; ainda criança gerou um filhotinho que acabou morrendo atropelado e depois teve que fazer uma cirurgia de alto risco, Sempre sobrevivendo e lutando pela vida bravamente.
Não sei se você é que nem eu, mas é um ato covarde abandonar animais nas ruas; então não os tenha. E o poder público precisa ajudar as ONGS que tão bem fazem seu trabalho voluntário. Por mim, pegava todos e levava para criar, mas não dá! Tenho a Pérola!