Moradores e políticos questionam paralisação de obras na VRS-811
Alguns moradores do trecho não asfaltado da VRS-811 entre Linha Cairu, Travesseiro e o Distrito de Forqueta, Arroio do Meio, voltaram a questionaram a paralisação das obras de asfaltamento.
Um dos moradores ouvidos pela reportagem do AT, Mathias Henz, 28 anos, de Linha Cairu, destaca que são pelo menos dois meses de abandono. O maior transtorno está no acesso às residências e propriedades ao longo do trecho, pela falta de bueiros e acabamentos na terraplanagem. “A situação é considerada caótica. Uma anarquia”.
O assunto também foi levantando pela oposição na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, que qualificou os serviços prestados como paliativos e de fachada, no dia 5.
O secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Paulo Scherer, relata que viu a Kombi da empreiteira subindo para o trecho. “Pelo que soube estavam trabalhando na altura da propriedade do professor Paulo Alécio Weizenmann. Talvez suspenderam os trabalhos em decorrência do clima. Não tive tempo de buscar mais informações”.
O prefeito de Travesseiro Gilmar Southier destaca que não contatou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e representantes do Estado, porque o trecho de Travesseiro está pronto. “A empreiteira concluiu nessa semana uma obra de 650 metros de asfalto em Picada Essig. O investimento foi de R$ 1.040”.
A assessoria de imprensa do Daer confirmou que a obra da VRS-811 segue em andamento. “Neste momento estão sendo executados serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação. Já foram pavimentados o total de 8,4 km do trecho”, segundo a assessoria.
No início da semana, uma equipe do Daer foi vista pela imprensa local realizando estudos técnicos para sinalização da ERS-482 em Arroio Grande. A demanda já foi pauta de inúmeras discussões da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. Desde o governo passado, a via não recebeu investimentos sinalização. Já são pelo menos quatro acidentes graves: colisão frontal de dois automóveis em frente ao SER Dona Rita; colisão contra um poste de rede de energia; colisão traseira numa máquina parada; e colisão frontal que causou fraturas numa motociclista.
Foto: Solano Alexandre Linck
Legenda: Segundo moradores, trecho de 2,7km está com obras paralisadas há pelo menos dois meses provocando uma série de transtornos
REPÚDIO CONTRA MEMES E RIGOR NAS PUNIÇÕES – A Administração de Arroio do Meio manifestou em nota que lamenta e repudia as informações falsas que estão sendo disseminadas acerca do evento natural do ciclone extratropical, através de montagem que circula nas redes sociais. O conteúdo teria informado de que o atendimento ao público de quinta-feira (13) seria cancelado em virtude do ciclone. Quando, o real motivo do cancelamento se dá devido a uma reunião da FAMURS, que ocorrerá em Porto Alegre.
“Em um momento em que deveria ser de solidariedade com os munícipes, em razão dos eventos climáticos atípicos que vem acontecendo na cidade e no Rio Grande do Sul e provocando diversos prejuízos, como deslizamentos, desmoronamentos, desalojamento, pessoas estão ironizando a situação que afeta famílias arroio-meenses”, consta na nota.
O pré-candidato a prefeito da oposição Sidnei Eckert, manifestou que o fato deve ser registrado na Delegacia de Polícia, que tem departamento especializado nesse tipo de crime para identificar o autor ou os autores, que segundo ele, devem ser rigorosamente punidos.
INTERDIÇÃO PODERIA TER SIDO EVITADA – O vereador Rodrigo Kreutz (MDB) revelou que a lateral da ponte interditada em Arroio Grande (página 07) já havia cedido após as chuvas do último fim de semana. Segundo ele, o local já poderia ter recebido intervenção. Situação semelhante está ocorrendo na ponte da ERS-482 perto da subprefeitura. “Depois culpam o MDB”.
REUNIÃO POSITIVA – O encontro do diretório do MDB na segunda feira, 10 de julho, com a participação de 40 pessoas foi considerado muito positivo. Todos os presentes contribuíram e tiveram oportunidade de se manifestar, com perguntas e sugestões aos vereadores, esclarecendo dúvidas sobre o momento político do partido e sobre o trabalho realizado na Câmara de Vereadores. Com duas horas de uma boa conversa o presidente Rodrigo Kreutz agradeceu a presença de todos e encerrou o encontro. Não foram feitos registros fotográficos.
MISSÃO IMPOSSÍVEL NA POLÍTICA? – Apesar de ‘tosquinho’, achei o filme Missão Impossível 7 Acerto de Contas – Parte 1 com uma narrativa mais realística do que as de costume. Eis que todos os bancos de dados de inteligência artificial estão sob domínio de uma ‘entidade’ autônoma, a serviço de organizações parceiras que querem cada vez mais ‘escravizar’ a massa. Aí surge o mesmo grupo de libertários de sempre que luta eternamente contra os opressores da liberdade, para conseguir saber onde estão as duas chaves e o que elas abrem unidas para ser destruído. Para alguns ultraconservadores de extrema direita e conspiracionistas não restam dúvidas: Gabriel é o Lula e o Ethan Hunt é o Bolsonaro. Será que as chaves unidas também dão acesso ao código fonte das urnas eletrônicas no Brasil?