Hoje, sexta-feira, ocorre mais uma edição do Rodas de Conversa, um projeto que resgata valores da imigração alemã, principalmente a língua, com seus diferentes dialetos, a música, a gastronomia e cultura. O evento reúne comunidades escolares, famílias e entidades de Rui Barbosa, Linha 32 e Picada Arroio do Meio, que sedia o evento no salão, junto à Igreja. Uma das presenças na programação de hoje à noite será do escritor e pesquisador Décio Aloisio Schauren. Ele é o autor da história genealógica de várias famílias com raízes em Arroio do Meio. As duas edições anteriores ocorreram em São Caetano e Arroio Grande. Cabe destacar que a ação é uma das propostas do Projeto 2024 que vai celebrar os 200 anos da imigração alemã.
EM DEFESA DA LIBERDADE
O deputado Federal Marcel van Hatten tem sido um dos defensores mais veementes da liberdade, da democracia e do Estado de Direito. No início da semana, ele levou ao conhecimento de parlamentares do Mercosul, a perigosa aproximação de Lula com ditadores. Ele também criticou o envio ao Congresso Nacional os projetos de Lei 3.611 e3.622/2023 que “dão o sinal de que a ditadura já em curso quer ser fortalecida. Corroborando medidas já tomadas inconstitucionalmente pelo STF contra cidadãos brasileiros, Lula propõe agora multas e penas desproporcionais a quem cometer “crimes contra o Estado de Direito Democrático”, escreveu. O deputado apelidou os dois projetos de AI-5 do Lula e a bancada do Novo requereu a devolução por ferirem a Carta Magna.
DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS – O deputado também fez duras críticas ao STF por invadir e interferir em competências de outros poderes, como foi em relação à votação de descriminalização das drogas que esteve em votação na semana passada no Supremo e que acabou sendo suspensa. “Não é função do Judiciário decidir o que é ou não crime, mas de julgar conforme a lei aprovada pelo Legislativo. Chega do Parlamento se acovardar”, escreveu o deputado.
INTEGRAÇÃO SUL E SUDESTE – Assunto que acabou repercutindo na mídia nacional foi uma fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, propondo maior integração entre estados do Sul e Sudeste em defesa de interesses da população destes estados, evitando prejuízos em relação ao envio de mais recursos e benefícios de forma desproporcional para outras regiões do País, principalmente Norte e Nordeste. Interpretada por alguns de preconceituosa por outros foi vista como legítima, natural e justa. Ou seja: o fato de políticos do Norte e Nordeste defenderem seus interesses é tão legítimo (o que tem ocorrido historicamente) quanto os de outras regiões, mas respeitando os princípios federativos. Para o deputado Marcel, que é do mesmo partido de Zema há interesse em denegrir a imagem do governador que “tem feito uma gestão exitosa recuperando as finanças de Minas Gerais” e que está sendo visto como nome para o Planalto nas próximas eleições.
ÓRBITA BAIXA
Natural de Porto Alegre e residindo algum tempo aqui em Arroio do Meio, Fernando Borges é corretor de imóveis e hoje empresário do ramo de construção civil no município com obras em andamento. Com mais de 40 anos de experiência nas áreas de gestão, marketing e vendas, com foco em tecnologia está apresentando ao público sua primeira obra de ficção. O autor mantém desde muito jovem o gosto pela leitura, apreciando diferentes gêneros passando por suspense, ficção científica, romances e nutria o desejo de escrever uma obra própria, que já está à disposição dos apaixonados pela leitura. Órbita Baixa uma obra de ficção que tem como personagem central Roberto Moraes, um executivo chamado a assumir um cargo de alta responsabilidade em uma multinacional com extensa jornada de trabalho, o que o faz sentir-se dividido entre o aumento de atividades e longe da família. Ambientado no Sul do Brasil, na Califórnia, Nova York nos Estados Unidos, França e Turquia, a obra transporta o leitor a lugares reais, mesclando informações imaginárias e verdadeiras. A história se desenrola em dois tempos num período de 25 anos. Editado pela JV Publicações, a obra tem 462 páginas e pode ser adquirida na forma impressa e ebook. Está à venda na Amazon, Saraiva, Cultura, Magazine Luiza. Consultas em https//clubedeautores.com.br/livro/orbita-baixa. Tive o prazer de receber um exemplar do autor na manhã de ontem e confesso que estou curiosa para ler. Ele me disse que um dos objetivos ao escrever a obra foi envolver o leitor nas vivências dos personagens e cenários reais proporcionando conhecimento, mas acima de tudo entretenimento com uma leitura fácil e prazerosa. O autor Fernando Borges é casado com Ângela Suhre e apesar de uma vida profissional bastante intensa, levou em torno de seis meses para concluir o livro, ocupando horas vagas para escrever.