NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Agricultor perde mais de 220 suínos com enchente
    Agricultura

    Agricultor perde mais de 220 suínos com enchente

    daianeBy daiane9 de setembro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Entre as perdas causadas com a enchente do rio Taquari consta a morte por afogamento de mais de 220 suínos na propriedade do agricultor Telmo Hendges, em Forqueta Baixa. Instalado com dois chiqueirões com capacidade para alojar 950 suínos. Telmo, que cria suínos desde 2008 para a empresa JBS, teve os dois galpões, com capacidade para alojar 950 animais, invadidos pela enchente do rio Taquari que se represou em sua propriedade durante a manhã de terça-feira, somando à força da água do rio Forqueta, que também havia saído de seu leito. A invasão causou a morte dos suínos que tinham um peso médio de 135 quilos. Os animais estavam praticamente com seu ciclo pronto com previsão de carregamento para a próxima terça-feira.

                A morte dos animais aconteceu de forma variada. Alguns morreram dentro das instalações, enquanto outros pularam fora das baias e morreram do lado de fora e mais aqueles que desceram rio abaixo ainda vivos. O proprietário estima que pouco mais de 400 animais conseguiram se salvar. Estes, foram transferidos para outras instalações na manhã de ontem.

                A situação provocou muitos danos nas instalações com a destruição da tela de proteção, lona e do sistema de abastecimento de água do chiqueiro. Outro dano foi verificado com o deslocamento da cobertura das duas fossas que foram removidas pela força da água. A família que também atua com um plantel de mais de 20 vacas de leite, teve consideráveis perdas com montes de silagem que foram levados pela água. Hendges também estima que perdeu uma lavoura de cinco hectares de trigo que estava praticamente pronto e seria utilizado para fazer nova silagem.

                Telmo, fez uma avaliação de algumas enchentes do rio Taquari e do rio Forqueta. Disse que em 2010, por ocasião da cheia do rio Forqueta, a água chegou próximo ao muro de seu primeiro chiqueiro e em 2020, a água ficou ainda mais distante. A enchente desta semana foi a mais alta, superando marcas da enchente de 1941, da qual Telmo possui marcações numa antiga casa familiar que está localizada nas imediações

    Lavouras de milho e trigo

                Além da propriedade de Telmo Hendges, em Forqueta Baixa outras muitas foram atingidas com perdas em plantações, principalmente milho que já foi plantado para a próxima safra. Está situação também foi registrada no distrito de Palmas e em São Caetano, mais especificamente no Passo do Corvo e na Cascalheira, onde existem lavouras maiores e mecanizadas com cultivo de milho e trigo que foram atingidas pelo rio Taquari. Muitos produtores também tiveram perdas ou ameaças causadas pelo nível da água nos galpões onde são guardadas as máquinas e implementos agrícolas.

                Outro dano foi registrado na empresa Sensato Orgânico, instalada na estrada que dá acesso à Cascalheira, onde atua na produção de adubo orgânico mineral. A empresa teve suas instalações atingidas pela água, com estragos em sacos (backs) que estavam depositados na área externa e interna da empresa. Na estrada da Cascalheira em frente à empresa, foi registrado um grande acúmulo de lixo e entulhos que chegaram a formar uma montanha, inviabilizando o trânsito nesta via.

    daiane

    Postagens Relacionadas

    Aniversário de 15 anos da Feira do Produtor será celebrado sábado, na Rua de Eventos

    12 de setembro de 2025

    Reabertura de canal de drenagem melhora acesso e possibilita retomada do plantio

    11 de agosto de 2025

    Sementes do Programa Milho 100% são entregues para 273 produtores do município

    1 de agosto de 2025

    Do interior de Travesseiro, a força da suinocultura e um recado aos jovens: “O campo ainda vai ser muito valorizado”

    30 de julho de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.