PÓRTICO SERÁ INAUGURADO EM SETEMBRO – Há cerca de 50 dias começaram os primeiros murmurinhos em torno da construção de mais uma farmácia em Arroio do Meio, desta vez do outro lado do pórtico. Em tempo recorde, a São João, executou a obra de sua segunda filial em Arroio do Meio. O prédio tem 300m² e foi inaugurado nesta quinta-feira na entrada da cidade (página 09).
Algumas pessoas gostam de comparar o ritmo entre obras públicas e privadas, pois o pórtico está levando mais tempo. A demora segundo críticos e analistas, é comum em obras públicas que são mais burocráticas em termos contratuais, legais e operacionais.
Por outro lado, admiradores da ‘boa arquitetura’, avaliam que diferentemente de construções com pré-moldados, concreto e leivas, o pórtico é uma obra de arte inspirada na Ponte de Ferro, um dos principais atrativos do município, que levou 12 anos para ser inaugurada.
A construção iniciou em 1927, sendo as obras paralisadas em 1929 por falta de verbas. Concluída dez anos depois, foi inaugurada em 16 de julho de 1939. “Quanto mais demora, mais bonito fica”, avaliam pessoas que comparam semelhanças na beleza do trabalho obreiro com sentimentos duradouros.
A tendência é de que o pórtico seja inaugurado em setembro.
Felizes das futuras gerações que poderão ver pórticos inspirados nas futuras pontes. Quase tão belos quanto miragens.
COMERCIANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS QUEREM SUPERMERCADO MAIS ‘POTENTE’ NA RUA PRINCIPAL – A assessoria de imprensa da Languiru negou informações sobre uma possível venda do supermercado no Centro de Arroio do Meio. Segundo pessoas ligadas ao Poder Público, o Grupo Passarela de SC, que adquiriu a unidade do Supermercado Languiru no Shopping Lajeado, não teria interesse no ponto comercial de Arroio do Meio. Supostas sondagens feitas pela Rede Fort, Rede Vivo ou Rede Super, não foram confirmadas. O imóvel não pertence mais a cooperativa.
Comerciantes e prestadores de serviços do Centro analisam que um supermercado de grande porte é fundamental para movimentação de consumidores na área central da cidade. O que também estimularia a boa concorrência. Atualmente muitas famílias estão optando por fazer compras em Lajeado, pela diferença de preços.
PL NÃO VAI SE MISTURAR COM A ESQUERDA – Em um áudio enviado por colorado de direita para um atleta que gosta de estratégias eleitorais, ficou claro que dificilmente o PL vai se coligar com o MDB, se o PT estiver entre os aliados. Da mesma forma, uma aproximação com o PP não irá fluir com a presença do PDT que traiu o presidente Bolsonaro. “Pessoal do PL não está muito interessado nas coligações”, avaliou um articulador.
Inovação e formação para enfrentar volatilidade do mercado
Para enfrentar o desafio de proteger o mercado lácteo nacional e gaúcho, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) está abrindo 40 vagas para laboratoristas dentro do Programa de Formação em Qualidade do Leite. A formação será oferecida pelo sindicato em parceria com a Prefeitura de Estrela (RS) e Univates. A iniciativa é voltada para profissionais das indústrias e agroindústrias e contará com 12 horas/aula, presenciais e on-line.
O curso será aberto a todas as empresas, capacitando os laboratoristas nas etapas de análise do leite, desde a recepção na plataforma até os laboratórios, contribuindo com o fortalecimento da cadeia produtiva láctea.
A estratégia faz frente à preocupação da indústria com os momentos de volatilidade do mercado. A qualificação é considerada um degrau que devemos subir a fim de alcançar patamares produtivos superiores e proteção do mercado.
O Sidilat também está encabeçando a 1ª Escola Técnica Laticinista do RS, também no Vale do Taquari. A entidade aguarda retorno quanto às pautas apresentadas à União para diminuir o prejuízo causado à indústria pela entrada de produtos estrangeiros. Elas incluem alterações em alíquotas de Pis/Cofins, iniciativas de apoio ao escoamento da produção através de modificação na legislação do Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) e o refinanciamento, através de linhas de créditos, das dívidas de produtores de leite e indústrias de laticínios por um prazo de 13 anos.
Foco no mercado interno e exportação para a Ásia serão estratégias para fortalecer a indústria láctea do Brasil, aponta consultoria.
TREPADEIRAS E PERGOLADOS NAS CALÇADAS – Para alguns críticos, dificilmente haverá um consenso sobre arborização ideal nas ruas principais do Centro Arroio do Meio, considerando dimensão das calçadas, proximidade dos imóveis, características do solo e posicionamento da rede elétrica e de telecomunicações. Nessa imensidão de sugestões, há quem defenda um programa público de trepadeiras com pergolados nas calçadas, de preferência maracujás, pois as Três Marias possuem espinhos.