“O fenômeno El Niño no mês de setembro traz muita chuva e ainda mais com a água do Oceano Pacífico mais quente. Não tem jeito, pois a possibilidade de enchente é muito grande”. As palavras são do observador meteorológico de Soledade, Paulo Henrique Pinheiro, ao explicar as causas das chuvas que atingiram parte da Serra e do Norte do Rio Grande do Sul a exemplo de Passo Fundo, Vacaria, Marau, Lagoa Vermelha Itapuca, Soledade, Bento Gonçalves, Ibiraiaras, causando a enchente no Vale do Taquari.
De acordo com ele, nos municípios localizados nessas regiões, a quantia de chuva de quatro dias foi equivalente ao normal que chove em três meses. “Dessa vez a quantidade de chuvas foi acima do normal, foi com muita intensidade na cabeceira dos rios. Isso é algo surpreendente. Essa água das chuvas alimentou a bacia Taquari-Antas. Com isso vai juntando as águas, não vence e não dá vasão. Marau ficou debaixo da água, algo nunca visto antes em um município que está em 650 metros de altitude”.
Pinheiro faz lives na sua página do Facebook toda a semana para trazer informações meteorológicas para a região de Soledade e outros pontos do Estado. Na última semana, em um dos vídeos comentou sobre as fortes chuvas e águas que chegariam até o Vale do Taquari com a possibilidade iminente de enchente.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Para os próximos dias, PH, como é conhecido, traz a previsão de tempo instável, nublado e com novas possibilidades de chuvas em diferentes regiões do Estado. “De domingo de noite para segunda-feira de manhã pode chover bastante. Os acumulados de chuvas para alguns modelos chegam a mostrar até terça ou quarta-feira de 200 a 300 milímetros. Se mantivermos essa tendência, infelizmente, teremos mais enchentes no Rio Grande do Sul no mês de setembro”.