Depois de amanhã encerra-se a 46ª Expointer realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Perdi a conta das vezes que participei da mostra, uma das mais importantes do Brasil do setor primário. Gosto de frequentar o parque porque somente ali é possível encontrar inúmeros amigos, conhecidos de longa data e colegas jornalistas vindos dos mais distantes pontos do Estado. A Expointer se assemelha ao Litoral no verão. É para lá que acorrem milhões de gaúchos que reencontram vizinhos de barraca e guarda-sol, além de amigos. Tudo à beira mar.
Para aqueles que moram na cidade e não conhecem a realidade da nossa agricultura – a quem chamo carinhosamente de “urbanoides” – parece que o trabalho no campo é fácil, sem sobressaltos, bastando plantar ou criar animais. A mostra de produtos exibidos na Expointer de certa forma romantiza a árdua atividade agropecuária. A rotina é de trabalho duro, constante, sem folga. Faça chuva ou sol, geada ou calorão de 40°C.
Além da dedicação permanente, os produtores precisam ficar sempre de olho no mercado internacional. O comportamento global de preços determina se homens e mulheres do interior terão uma remuneração justa pela produção. Safras cheias fazem os preços caírem. Crises, com cheias ou estiagem, por exemplo, aumentam os preços, mas castigam os produtores com prejuízos que por vezes comprometem a própria sobrevivência.
Na Expointer é possível conferir, todos os anos,
o que de melhor os gaúchos do campo produzem
A Expointer é um grande shopping center do setor primário produtivo do Rio Grande do Sul, que conta com a participação de outros Estados e de diversos países. A feira de Esteio é diferente da Expodireto de Não-Me-Toque, exposição que a cada ano ganha espaço e repercussão país afora. Lá, os negócios são priorizados.
Para obter sucesso no setor primário é fundamental “vender” bem os produtos, ou seja, de nada adianta ter uma produção significativa, produtos de qualidade e reconhecimento. É fundamental divulgar os avanços, o aumento de qualidade e os diferenciais oferecidos.
A Expointer é uma oportunidade rara para que produtores de todos os portes participem de grande vitrine de repercussão estadual e nacional. É no Parque Assis Brasil que se concentram os grandes veículos de comunicação e os especialistas, além de uma massa incrível de visitantes que acorre ao parque. O grande desafio consiste em ter uma apresentação diferenciada diante de tantos concorrentes que geram uma diversidade enorme.
Na Expointer é possível conferir, todos os anos, o que de melhor os gaúchos do campo produzem. Além do alimento que todos nós consumimos.