A enchente no Vale foi uma tragédia sem precedentes. Na noite de segunda-feira, dia 4, a água do Rio Taquari começou a invadir os municípios de Muçum, Encantado e Roca Sales. Na madrugada, chegou em Arroio do Meio, Estrela, Imigrante, Colinas, Lajeado, Cruzeiro do Sul até Venâncio Aires. Em poucas horas, o cenário da região era de destruição e tristeza. Em Venâncio Aires, a localidade de Vila Mariante, próximo da RSC-287, foi a área prejudicada pela enchente.
O fato deixou mortos na região, milhares de desabrigados, centenas de casas e comércio destruídos. Rodovias também foram bloqueadas em função da enchente e pontes foram parcialmente destruídas, que é o caso da Ponte do Rio Guaporé que fica próximo de Anta Gorda. Os municípios de Muçum e Roca Sales terão que ser reconstruídos, pois foram atingidos 100%. Por isso, receberam auxílio do Exército. O nível do Rio Taquari ultrapassou os 30 metros na maioria dos municípios atingidos e, por isso, fica registrado como a maior enchente da história do Vale. Helicópteros também auxiliaram as vítimas.
DADOS REGIONAIS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulga dados regionais. Os últimos números foram atualizados nesta sexta-feira, dia 8, e incluem outros municípios atingidos, mas que não são do Vale do Taquari. O total de mortos até o momento é de 41. Sendo em Cruzeiro do Sul (4), Encantado (1), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Imigrante (1), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Muçum (15), Passo Fundo (1), Roca Sales (10), Santa Tereza (1). A soma de desaparecidos é de 25 sendo Arroio do Meio (1), Lajeado (8) e Muçum (9). O total de pessoas resgatadas é de 3.037, número de municípios afetados é de 83, desabrigados está em 3.046 e desalojados em 7.781. O número de afetados é de 123.268 e de feridos 43.