Alegria, dança, talento, união, beleza nos detalhes e solidariedade marcaram o baile de 40 anos do Grupo de Danças Helmuth Kuhn em Arroio do Meio. O evento foi realizado no Ginásio PA-Rural no bairro São Caetano e reuniu cerca de 1400 pessoas na noite de sábado, dia 30. A programação foi beneficente para as vítimas da enchente que atingiu o município.
As danças nas diversas categorias do grupo foram apresentadas para quem foi prestigiar a festa: pré-mirim, mirim, infanto-juvenil, juvenil, prost, semioficial e oficial. Conforme as coordenadoras de danças e organizadoras do evento, Marceli Goettems Galli e Fabiane Petry a cada cinco anos o grupo promove o encontro de grupos folclóricos sendo que o último foi em 2018. Neste ano, ocorreu em conjunto com a festa dos 40 anos.
“A frase ‘a dança nos une’ nunca fez tanto sentido. Os grupos visitantes se mobilizaram em prol de nossa causa. Ao chegar deixaram na entrada o seu gesto de solidariedade, trazendo produtos de higiene pessoal e material escolar, que será entregue nos próximos dias para os atingidos. Mostram sua beleza e força na dança, na alegria e no olhar pelo outro. E nós só temos a agradecer muito, aos grupos folclóricos que vieram de perto ou de longe, a nossa comunidade sempre tão presente e participativa, que celebraram conosco essa data tão importante. Um agradecimento especial a todos os integrantes pelo empenho durante o ano e nas últimas semanas onde os ensaios foram de forma mais intensa. Cada categoria brilhou na pista, e por isso todo o esforço valeu a pena.”
Como o evento foi beneficente, o presidente Marcelo Dullius informou que grupo ainda irá contatar a Defesa Civil e o Centro de Referência em Assistência Social de Arroio do Meio (Cras) para verificar quais são as maiores necessidades, fazer a aquisição e depois a entrega para as famílias.
Para o integrante do grupo e fundador Walter Roberto Rahmeier, o evento foi especial, fantástico, extraordinário. “Confesso que não tenho a palavra exata para expressar, mas tenho certeza de que mais uma bela passagem foi anexada a grande história dos 40 anos do grupo. Foi uma noite para lembrar com muita emoção do nosso idealizador, o senhor Helmuth e de todos que já participaram e deram a sua contribuição nessa caminhada que iniciou em 1983. Momento também para homenagear os coordenadores que voluntariamente não medem esforços e se dedicam no ensino das danças. As diretorias que conduzem com muita seriedade o grupo. Agradecer aos pais que apoiam o grupo, são força motriz e sempre estão à disposição para auxiliar. Enfim, parabenizar a toda a comunidade que prestigia e aplaude o nosso grupo. O grupo se transformou numa grande família. São pessoas que se preocupam com o bem coletivo e aproveitam para se divertir e ter momentos de alegria.
GRUPOS
Participaram do evento 18 grupos de danças. São eles: GFDA Meine Freunde (Bom Princípio), Centro Cultural Morgenstern (Colinas), Grupo Folclórico Alemão Frohsinn (Forqueta), Grupo de Danças Folclóricas Kirchleinburg (Igrejinha), Grupo Folclórico Sonnenlicht (Imigrante), G.D.F.A Tanzen Macht Freunde (Lajeado), Grupo de Dança Folclórica Alemã Volllerschung (Maratá), Grupo de danças folclóricas alemãs Schön Is Die Jugend (Marques de Souza), Grupo de Danças Alemãs Immer Lustig Und Durstig (Não-Me-Toque), Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein (Nova Petrópolis), Volkstanzgruppe Freundschaftskreis (Nova Petrópolis), Grupo de Danças Alemãs Kappesberg (Salvador do Sul), Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Fröhlicher Kreis (Santa Clara do Sul), Grupo Folclórico Teewald (Santa Maria do Herval), Grupo de Danças Alemãs Sankt Wendel (São Vendelino), Associação Artístico Cultural Teutônia (Teutônia), Grupo folclórico de Danças Alemãs Die Schwalben (Venâncio Aires) e Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe (Westfália).