O que é o sofá? Um verdadeiro instrumento para o ócio criativo. Que móvel maravilhoso para fazermos tudo e nada ao mesmo tempo.
Para mim, quase que algo essencial, como chuveiro e uma geladeira e um fogão. Isso seria uma casa. O belo sofá- aliás, como existem tipos, cores e tamanhos- atualmente, e já ocupa o lugar de mesa, de cama. Minha casa teria poucas coisas mesmo, e óbvio, o sofá não faltaria.
Onde você recebe as pessoas? Na sala, no sofá. Onde você se joga para descansar? No sofá. Onde você assiste a novelas, as maravilhosas séries? De novo, no sofá. Qual o lugar que você mantém esteticamente bonito na casa, com flores, mesinha de centro? Nos benditos sofás.
Bem, mas o ‘Carpinejar’ me fez pensar num dos últimos artigos dele, que ele está brigando com sua esposa, por causa desse móvel, em virtude dela colocar muitas almofadas e ele não ter como tirá-las e acomodar-se, e nem na cama não pode mais ir, pois lá ela também tomou conta e o seu espaço fica restrito. Há queles casais que brigam e ai lá vai um dos dois brabo para dormir mal no tal do sofá. Pior coisa para um casal é brigar e um dormir na sala e o outro na cama. Melhor sempre fazer as pazes para que com calma as coisas se resolvam. Imagina quantas “caraminholas” um clima desses não provoca.
No início do texto, falávamos em ócio criativo e um palco ideal para isso é deitar-se distraidamente no móvel chamado sofá, que na maioria das vezes, parece sofá-cama. Confesso que até preferiria os antigos, aqueles bem rústicos. Os modelos são muito criativos. Pena que estragam, embora a boa notícia seja de que há bons profissionais que os reformam e com preço acessível. Os de hoje são quase todos ‘’padrão”, caros e em modelo mencionado acima- sofá-cama. Pois bem, as ideias num domingo (se for de chuva melhor ainda) nos fazem produzir ideias novas, resolver problemas, desenvolver a criatividade. É só deixar fluir e aconchegar-se.
Ainda falando do divã, quem nunca namorou nele? Compartilhamos muitos beijos e o sofá foi cúmplice de muitos sábados como se fosse um ninho de amor e foi mesmo. O domingo que é o santo dia do descanso e de se atirar nele assistindo a séries, músicas, documentários e filmes que são ótimos ingredientes para a inteligência e saúde mental. No descanso dominical esse móvel vira dormitório, proporcionando um bom sono.Tem também, e isso independe o dia, mas, especialmente, em sábados e domingos que compartilhamos conversas maravilhosas com amigos e familiares. Quantas lembranças e histórias para contar. Oferecemos o nosso melhor no sofá.
Cada um tem a parte da casa que mais prefere, para mim, sem dúvida, é a sala e como você já viu o sofá. É como se fosse meu sofá de estimação. Se eu tiver, algum dia um apartamento vai obviamente ter na sacada também. Aliás, coloco sofá em todos os ambientes. Acho aconchegante, confortável, relaxante, elegante e muito mais. Além é claro, de ser o lugar para as pessoas sentarem. Mas é sobre ir além, é entender que ele é o nosso amigo, passamos por períodos, histórias, acontecimentos, desabafos, namoros, tristezas e alegrias, sentados no sofá. Então é sobre isso. Criar memórias e ter memórias. Que tal você escrever: E se……. o meu sofá falasse?