Para os não tão novos esse termo “paraninfa”, mesmo não sendo da área da Educação, sabe o que é. Mas os mais novos de longe da área da Educação acho que não sabem. E mesmo, para alguns professores esse termo não tem tanta relevância e o entendimento do significado.
Primeiro, pela etimologia, trata-se de uma grande honraria; vem a ser o professor escolhido, para no dia da formatura, dirigir as últimas palavras, aos alunos, parabenizando-os pela sua trajetória escolar e orientando-os no novo ciclo da vida. Os paraninfos são os professores homenageados e representaram e ainda representam o porto seguro e figura querida aos discentes.
Há alguns que vêem o paraninfo como aquele que só serve para entregar presentes, enquanto que eu não vejo assim e sempre saliento aos alunos a força e o significado de ser paraninfa.
Este ano, sou a paraninfa do nono ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes; nobre missão que encaro com muito gratidão e alegria. Vamos aos fatos que fora em capítulos. A turma vem organizando o pedido há tempos, e sempre com doses de “entregas” por parte de alguns; que estragava o momento oficial e eu sempre tendo que fazer de conta que não estava escutando e vendo nada. Devo confessar que a turma é completamente desorganizada e bagunceira, mas a vivacidade e a energia são impressionantes. Fizeram-me, perceber, enxergar e querer desafiar-me a ser uma profissional melhor e com aulas mais atrativas, e, que, ao mesmo tempo, agregasse cont3eúdo e disciplina. Aprendi na arte da sala de aula e com eles, que ceder e cobrar também fazem parte do processo.
O pedido deles foi simples, ao jeito deles. A festa foi regada a guloseimas trazias por eles, balões, e um belo texto que me emocionou e para mim foi o mais importante. Não ganhei presente, pois o maior presente são eles. No texto dizia algo que considero ser uma prova do nosso amor recíproco: “obrigada’ profe’, por entrar nas nossa brincadeiras e ao mesmo tempo nos cobrar”…. Lá pelas tantas em mais um desses trechos que te fazem ter a certeza que tudo está valendo a pena: ….”obrigada ‘profe’ por nos ensinar tão bem a fazer dissertação”!