NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Municípios decretam situação de emergência
    Municípios

    Municípios decretam situação de emergência

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari24 de novembro de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    As tempestades da última sexta-feira, 17, e alto volume de chuvas registrados até o fim da manhã de sábado, 18, trouxeram uma série de transtornos e prejuízos aos municípios de Capitão, Marques de Souza, Pouso Novo e Travesseiro. As rajadas de vento, granizo, enxurradas e inundações, provocaram quedas de barreiras, deslizamentos, danos em imóveis, lavouras, empreendimentos, obras públicas, rede elétrica, telecomunicações, abastecimento de água e insumos, levando os gestores a decretarem situação de emergência ainda na manhã de segunda-feira, 20. Equipes seguem fazendo levantamentos detalhados dos prejuízos para elaboração dos laudos que serão encaminhados a Defesa Civil.

    INUNDAÇÕES ATINGEM ESTRADAS E LAVOURAS EM TRAVESSEIRO Em Travesseiro, as elevações do rio Forqueta, atingiram lavouras nas várzeas das localidades de São João, Três Saltos Baixo e Picada Felipe Essig. As chuvas também provocaram deslizamento que obstruíram estradas intercomunitárias e intermunicipais. O prefeito Gilmar Southier destaca que ao redor de 70km de estradas gerais e acessos a propriedades foram prejudicados com as fortes chuvas, e estão recebendo forças-tarefas das secretarias de Obras e Agricultura. Havia apreensão nas intervenções feitas na VRS-811 na altura do Perau Bleifuss, entre a Sede e Linha Cairu, que não sofreram danos com a correnteza do rio. Apenas um motorista perdeu o controle do veículo e acabou entrando dentro de uma área inundada em Linha São João. Diferentemente da enxurrada de 2010, quando o arroio Travesseiro ficou represado pelo Forqueta, causando a inundação de inúmeras casas, as chuvas de sexta-feira apenas resultaram em transbordamentos pontuais. Mesmo assim, foi feita limpeza das vias com trator com tanque de água. No interior, apenas o aviário da família Vila em Cairu registrou perdas de animais devido a uma inundação.

    MAIS DE 300 HECTARES ATINGIDOS PELAS INUNDAÇÕES EM MARQUES DE SOUZA

    Nos últimos meses, o município de Marques de Souza tem enfrentado uma situação delicada em decorrência das fortes chuvas. Entre às 17h e 22h30 de sexta-feira, o volume de chuvas superior a 200m causou grandes prejuízos, tanto na área urbana como no interior. Em virtude disso, o prefeito Fábio Mertz assinou o decreto na manhã de segunda-feira, declarando situação de emergência. Além de danos em estradas, deslizamento de terras, queda de barreiras, árvores e postes de energia elétrica, foram registradas perdas nas lavouras, principalmente nas várzeas onde havia cultivo de milho e trigo. O nível do rio Forqueta, 9,8m acima do normal, inundou mais de 300 hectares de lavouras entre Picada May e Linha Perau. Também atingiu o CTG Caminhos da Serra, Esporte Clube Brasil e SER Picada Flor. Já o transbordamento dos córregos trouxe transtorno em pelo menos dez residências, em diferentes localidades do município. A falta de energia elétrica atingiu metade das economias do município e só foi restabelecida na totalidade ao meio-dia de segunda-feira, 20. Mertz agradeceu o empenho da Defesa Civil e Secretaria de Obras. “Estamos empenhados em buscar soluções para minimizar os impactos da situação e garantir a recuperação das áreas afetadas. Neste momento difícil, reforço o nosso compromisso com a população e peço a todos que se unam em solidariedade para juntos superarmos todas as dificuldades.”

    FORTES CHUVAS ARRANCARAM PONTES E CAUSAM ESTRAGOS EM POUSO NOVO

    As chuvas torrenciais da última sexta-feira e sábado, também causaram estragos e prejuízos em Pouso Novo. O volume de água dos rios, arroio e córregos, aumentou de forma muito rápida, causando alagamentos, danos nas lavouras e nas estradas rurais, além de estragos em bueiros e danos em diversas pontes, sendo que duas foram totalmente arrancadas. Em determinadas estra[1]das, as chuvas provocaram o acúmulo de terra impedindo o tráfego de veículos e quedas de barreira. Algumas comunidades ficaram ilhadas, assim como bloqueios aos acessos a Fontoura Xavier e Progresso. A localidade mais atingida foi a de Arroio do Leite, que teve produção de integrados afetada pela falta de fornecimento de ração. O plantio da safra 2023/2024 segue atrasado na maioria das propriedades do município. Apenas uma família na Costa do Fão, ficou desalojada.

    TEMPESTADE CAUSA R$ 15 MILHÕES EM PREJUÍZOS EM CAPITÃO

     As fortes chuvas, rajadas de vento e granizo que ocorreram na noite de sexta-feira trouxeram transtornos em praticamente todas as localidades de Capitão. De acordo com o prefeito Jari Hunhoff, o evento climático provocou desbarrancamentos, deslizamentos e quedas de árvores, atingindo estradas, redes de energia e de telecomunicações, e consequentemente abastecimento de água. No Centro e loteamento Imigrantes, cerca de 30 imóveis foram destelhados pela tempestade, que também atingiu seis aviários e um chiqueiro em São Domingos e Alto Palmas. Relatos dos moradores descrevem os momentos de medo e angústia. Mesas e móveis foram usados para a proteção, enquanto o telhado e o próprio teto eram sugados pelo vento, jogados a metros de distância.

    Durante o sábado, apesar de as chuvas não darem trégua, moradores, vizinhos, parentes e amigos iniciaram os trabalhos de reconstrução, puxando lonas, trocando telhas e consertando o que era possível, com o material que havia disponível. Muitas famílias perderam todos os móveis que possuíam. Na Praça Municipal, a árvore de Natal de nove metros de altura e a decoração nataliana foram derrubadas. Com exceção da estrada geral de Nova Bréscia, a maioria das estradas ficou obstruída. Desde o último sábado, as equipes das secretarias de Obras e Agricultura realizam a desobstrução de acessos e limpeza de bueiros. “Chegou o momento em que temos que rever atitudes e projetos de impacto ambiental. Contra natureza ninguém tem força o sufi ciente. Em muitas intervenções humanas, como canalizações e bueiros, as enxurradas destroem tudo”. Em Capitão a estimativa é de que os prejuízos ultrapassem R$ 15 milhões.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Schön ist die Jugend promove IX Encontro de Grupos de Danças

    7 de novembro de 2025

    Restauração do caminho para Gruta de Lourdes

    26 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025

    Prefeitura lança Programa de Negociação Amigável da Dívida Ativa

    12 de julho de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.